Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon
Rosane Simon, de verde, entre Cláudio Rufino e o Professor Dinarte Belato |
Nesta sessão estiveram presentes, a convite do Vereador Darci Pretto, os senhores Cláudio Rufino e Dinarte Bellato que falaram sobre a exumação do corpo de João Goulart e as homenagens recebidas recentemente pelo ex-presidente.
Cláudio Rufino falou sobre a História de Jango, que fundou o PTB no RS e sua passagem pelo cargo de Ministro do Trabalho. Para Rufino, o aumento do salário mínimo em 100%, realizado pelo então ministro, foi o que originou a preocupação da elite brasileira em relação ao seu nome. Ele defendeu que a exumação do corpo de Jango possibilita a busca de sua verdadeira história e que o ex-presidente merece este reconhecimento.
O Professor Dinarte Belato agradeceu a oportunidade “de falar um pouco sobre Jango, sua história, seu legado político e, sobretudo, como o regime militar o eliminou junto a outras personalidades políticas que contestavam a ditadura. Belato fez uma cronologia da trajetória de Jango, uma avaliação de Jango como um histórico ator político e defendeu que o ex-presidente foi assassinado além de sublinhar que este resgate da memória de Jango o recoloca no devido lugar que deve ocupar na história política e social do Brasil.
Pedro Darci de Oliveira entrega CD do festival à Rosane Simon |
Greve dos Servidores Públicos Municipais.
No espaço destinado a manifestação dos Vereadores, Darci Pretto ocupou a tribuna e referindo-se ao comportamento dos colegas da oposição. Disse que a oposição era demagógica e que, como o plenário não estava lotado de funcionários públicos, não falaram sobre a greve “só para ganhar aplausos” e que enquanto isso, o Governo Municipal agia nos bastidores. Pretto também disse que falta credibilidade nas críticas, e retomou a referencia que sempre faz ao Governo do PP que segundo ele “não pagavam os funcionários públicos e nem reajuste davam”. Sobre o debate em torno da quantidade de cargos em comissão no governo municipal, o vereador governista citou as prefeituras do PSB nas cidades de Limeira e Recife que segundo ele, possuem grande número de CC's. “Como querem diminuir a quantidade de CC's em Ijuí se os governos deles não dão exemplo?”
CPI da habitação e colocada sob suspeita
O Vereador César Busnello, do PSB rebateu as colocações do vereador governista e disse que não pode legislar sobre outros municípios. Busnello entregou requerimento a mesa solicitando a sua saída da CPI da habitação. “Tenho relatos de pessoas que afirmam que são coagidas a não falar na CPI”. Ele argumentou que o resultado disso é que não haverá apuração dos fatos e que a comissão terminá em pizza. “Não quero participar disso”, afirmou.
A Vereadora Rosane Simon deixou as provocações de lado parabenizando a luta dos trabalhadores pela greve e também o executivo, que deu o aumento aos servidores.
Agradeceu ao Partido a sua volta e cobrou do Governo Municipal melhorias nas vias públicas. A Vereadora solicitou à mesa listagem com as ruas que serão arrumadas na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário