|
Mais de 300 pessoas participaram da homenagem |
O PCdoB de Ijuí realizou no último sábado (07), no CTG Chaleira Preta, uma festa em comemoração aos 50 anos de militância do Camarada Agenor Castoldi e ao aniversário de 50 anos do Camarada Júnior Carlos Piaia. O evento foi também uma confraternização de final de ano entre camaradas e amigos do Partido em Ijuí.
Na festa, apelidada pelo partido de “Festa dos 100” estiveram presentes lideranças do PCdoB no estado, de outros partidos, de associações e entidades, entre eles Nelson Thessin, Pró-reitor da Unijui/Panambi; As Vereadoras Sônia Conti de Santa Rosa; Jussara Cony de Porto Alegre e o Vereador de Três Passos César Santose o ex-vereador, Toco Valentini. Dulce Matte da Associação de Amigos dos Animais de Ijuí; Marco Mendonça, Diretor do Departamento de Recursos Hídricos no estado; Marieli Botega, Presidente do DCE/Unijui; Ângelo Zenni, Chefe de Gabinete Deputado Estadual Raul Carrion e Roberto Sun, representando o Deputado; Emília Fernandes, Ex-ministra e ex-senadora; Fábio Mariani, suplente de vereador e representante da Associação Protetores da Vida; Adalberto Frasson, atual Vice Presidente do PCdoB no estado; Jorge Moreira, Membro Comissão Política Estadual, Paulo Machado, Presidente do PCdoB de Santo Ângelo; Néio Lúcio Fraga, Secretário de Meio Ambiente, Ronald Seefeld, Vice Presidente do PP local, Francesca Werner Ferreira, presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural.
|
Agenor teve história contada em revista |
Logo na entrada, os convidados receberam uma revista com um resumo da história de vida de Agenor Castoldi, história que se confunde com a história do PCdoB na cidade e no estado. Após o jantar, iniciaram-se as homenagens, com o Camarada Roberto Macagnan coordenando a festa. Subiram primeiramente ao palco os homenageados e suas esposas, Teresinha Tondello Castoldi e Beate Ristow. Com depoimentos que relataram o lado humano e familiar em meio a militância política em períodos de exceção, como os da clandestinidade e da ditadura militar, ambas emocionaram a todos.
Em seguida falou Israel Rocha, Camarada contemporâneo de Agenor Castoldi nos tempos de exceção. “Estes são valorosos Camaradas que nas suas lutas e na vida, sempre com dedicação, primaram pela liberdade, pela democracia e por melhores condições de vida para o nosso povo. Estes Camaradas nunca nos
|
Israel Rocha
|
envergonharam. Piaia foi temperado em Ijuí. Tem humildade, talento e preparo para as tarefas que o Partido e o povo de Ijuí tem lhe dado. Eu e o Agenor enfrentamos muitas coisas juntos, sofrendo juntos, mas sempre acreditamos num dia melhor, dias que estamos vivenciando hoje, sem esquecer que temos muito para avançar”.
Saudando a história
Dando continuidade as homenagens, foram chamadas
|
Neio Lucio Fraga
Secretário do Meio Ambiente |
ao palco as lideranças presentes ao evento. O primeiro a falar foi Néio Lúcio Fraga, Secretário de Meio Ambiente do Estado, saudando os dois Camaradas que “nunca deixaram de lutar por progresso e liberdade”. A Vereadora do Partido em Ijuí, Rosane Simon, saudou o trabalho realizado por ambos. “Todos sabemos o quanto foi difícil estar ao lado do povo, da democracia e da liberdade naqueles tempos. Nós recebemos o caminho trilhado, aberto, por estes Camaradas e por tantos outros. Nós só precisamos seguir este caminho. Parabéns a esta luta. Poucos de nós temos oportunidade de compartilhar de uma
festa que homenageia um legado como desses dois amigos e Camaradas”.
|
Vereadora Rosane Simon |
A atual Vereadora em Porto Alegre Jussara Cony, Camarada que também viveu e militou nos tempos de clandestinidade, ressaltou o companheirismo relatado por Teresinha e Beate e como os casais compartilharam também a sua militância. “São vidas carregadas de desejos, de vontade de transformação da nossa sociedade. São Camaradas, elas e eles, que sabem o significado da família compreender a nossa luta e de ter a família junto lado a lado.Viva todos os nossos amigos que estão nos trazendo esse carinho aqui hoje”. Como não poderia deixar de ser, Jussara finalizou ladeada pelos homenageados e com uma pequena poesia. “A vida se renova sempre. Hoje é dia de renovação”.
|
Adalberto Frasson |
O ex-presidente do Partido no estado, Adalberto Frasson saudou todos os presentes dizendo da importância da homenagem. “Hoje é um dia muito especial em que comemoramos a vida destes lutadores que fizeram e fazem história por uma vida mais justa e mais digna”.
Antes de dar a palavra para Emília Fernandes, Roberto Macagnan rememorou algumas marcas do PCdoB em Ijuí. “O Partido em Ijuí tem algumas marcas e uma delas e a ousadia. Prova disso é o fato de que em 1985, imediatamente após o retorno a legalidade, inaugurarmos uma sede no centro da cidade e também de que em 1988, lançarmos a candidatura do Camarada Agenor Castoldi a prefeito, em chapa própria. Outra das nossas marcas e a unidade e nós todos aqui somos fruto desse processo de construção que teve a importante contribuição do Agenor e do Piaia”.
|
Emília Fernandes |
A ex-Senadora e ex-ministra Emília Fernandes disse que compartilhar do momento é uma inspiração para todos, no exemplo de luta dos Camaradas homenageados. “Para nós que temos também uma trajetória de luta e que preservamos uma postura ideológica estando sempre ao lado do povo, sabemos o significado desta homenagem. O Brasil precisa de todos nós, homens e mulheres, e não tem tempo, não tem idade para esta luta. Por isso temos que ser guerreiros como estes dois aqui e com este sentimento estamos aqui para dar este abraço carinhoso aos homenageados e aos amigos de Ijuí”.
Agenor Castoldi foi sucinto. Emocionado agradeceu a presença de todos e homenageando, lembrou de algumas pessoas que já se foram e com as quais conviveu em sua militância. “Serafim Pasche, Honorato Pasquali, José Di Pietro, José Siqueira (Zecão), Aparício Branco, Erno Hermann, Fernando do Canto, Pedro Branco, Dario Schiller e José Ouriques de Freitas, que certamente estariam presentes aqui conosco. Obrigado, me sinto muito honrado e orgulhoso deste momento”, concluiu.
|
Agenor Castoldi fez homenagem a companheiros de militância |
50 anos de vida, 30 de militância
Júnior Carlos Piaia agradeceu a presença dos amigos e também da família e lembrou do pai, já falecido, que apesar de uma visão de mundo diferente da sua, era visionário e uma pessoa avançada nos seus conceitos. “Dele obtive valorosos conselhos que me ajudaram na caminhada”.
|
Piaia: 50 anos de vida, 30 de militância no PCdoB |
Piaia lembrou que a data, 7 de dezembro marca também os seus 30 anos de militância no PCdoB. Pré candidato do Partido a Deputado Estadual, falou deste momento importante e especial em sua vida. “Estou feliz e realizado porque tenho tudo aquilo que uma pessoa precisa, o apoio e o suporte da família e dos amigos. Estou encarando os novos desafios de uma forma diferente, muito animado do ponto de vista de dar continuidade a nossa luta”. Tenho orgulho de dizer que vivi nesta cidade e temos muito para fazer porasta cidade e esta região
Piaia fez um agradecimento especial aos amigos Teresinha e Agenor Castoldi. “Muito dessa felicidade se deve a vocês. A primeira reunião minha no Partido foi na casa de vocês. Lembro do suporte que sempre me deram nos momentos difíceis e lembro que foi a partir da tua luta Agenor, da tua história e do teu exemplo que entrei no PCdoB, abraçando esta luta”.
Por fim, os homenageados receberam os parabéns de todos e assopraram as velas desta festa que fez justiça ao exemplo militante de Agenor Castoldi e Junior Carlos Piaia.
|
Junior Piaia com familiares |
|
Jussara Cony saudou as mulheres e a família, que juntos,
compartilham a sua militância e a dos companheiros |
|
O parabéns aos homenageados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário