segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Festa comemora 100 anos, 80 de militância

Mais de 300 pessoas participaram da homenagem
O PCdoB de Ijuí realizou no último sábado (07), no CTG Chaleira Preta, uma festa em comemoração aos 50 anos de militância do Camarada Agenor Castoldi e ao aniversário de 50 anos do Camarada Júnior Carlos Piaia. O evento foi também uma confraternização de final de ano entre camaradas e amigos do Partido em Ijuí.

Na festa, apelidada pelo partido de “Festa dos 100” estiveram presentes lideranças do PCdoB no estado, de outros partidos, de associações e entidades, entre eles Nelson Thessin, Pró-reitor da Unijui/Panambi; As Vereadoras Sônia Conti de Santa Rosa; Jussara Cony de Porto Alegre e o Vereador de Três Passos César Santose o ex-vereador, Toco Valentini. Dulce Matte da Associação de Amigos dos Animais de Ijuí; Marco Mendonça, Diretor do Departamento de Recursos Hídricos no estado; Marieli Botega, Presidente do DCE/Unijui; Ângelo Zenni, Chefe de Gabinete Deputado Estadual Raul Carrion e Roberto Sun, representando o Deputado; Emília Fernandes, Ex-ministra e ex-senadora; Fábio Mariani, suplente de vereador e representante da Associação Protetores da Vida; Adalberto Frasson, atual Vice Presidente do PCdoB no estado; Jorge Moreira, Membro Comissão Política Estadual, Paulo Machado, Presidente do PCdoB de Santo Ângelo; Néio Lúcio Fraga, Secretário de Meio Ambiente, Ronald Seefeld, Vice Presidente do PP local, Francesca Werner Ferreira, presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural.



Agenor teve história contada em revista
Logo na entrada, os convidados receberam uma revista com um resumo da história de vida de Agenor Castoldi, história que se confunde com a história do PCdoB na cidade e no estado. Após o jantar, iniciaram-se as homenagens, com o Camarada Roberto Macagnan coordenando a festa. Subiram primeiramente ao palco os homenageados e suas esposas, Teresinha Tondello Castoldi e Beate Ristow. Com depoimentos que relataram o lado humano e familiar em meio a militância política em períodos de exceção, como os da clandestinidade e da ditadura militar, ambas emocionaram a todos.

Em seguida falou Israel Rocha, Camarada contemporâneo de Agenor Castoldi nos tempos de exceção. “Estes são valorosos Camaradas que nas suas lutas e na vida, sempre com dedicação, primaram pela liberdade, pela democracia e por melhores condições de vida para o nosso povo. Estes Camaradas nunca nos
Israel Rocha
envergonharam. Piaia foi temperado em Ijuí. Tem humildade, talento e preparo para as tarefas que o Partido e o povo de Ijuí tem lhe dado. Eu e o Agenor enfrentamos muitas coisas juntos, sofrendo juntos, mas sempre acreditamos num dia melhor, dias que estamos vivenciando hoje, sem esquecer que temos muito para avançar”.

Saudando a história
Dando continuidade as homenagens, foram chamadas
Neio Lucio Fraga
Secretário do Meio Ambiente
ao palco as lideranças presentes ao evento. O primeiro a falar foi Néio Lúcio Fraga, Secretário de Meio Ambiente do Estado, saudando os dois Camaradas que “nunca deixaram de lutar por progresso e liberdade”. A Vereadora do Partido em Ijuí, Rosane Simon, saudou o trabalho realizado por ambos. “Todos sabemos o quanto foi difícil estar ao lado do povo, da democracia e da liberdade naqueles tempos. Nós recebemos o caminho trilhado, aberto, por estes Camaradas e por tantos outros. Nós só precisamos seguir este caminho. Parabéns a esta luta. Poucos de nós temos oportunidade de compartilhar de uma
festa que homenageia um legado como desses dois amigos e Camaradas”.

Vereadora Rosane Simon
A atual Vereadora em Porto Alegre Jussara Cony, Camarada que também viveu e militou nos tempos de clandestinidade, ressaltou o companheirismo relatado por Teresinha e Beate e como os casais compartilharam também a sua militância. “São vidas carregadas de desejos, de vontade de transformação da nossa sociedade. São Camaradas, elas e eles, que sabem o significado da família compreender a nossa luta e de ter a família junto lado a lado.Viva todos os nossos amigos que estão nos trazendo esse carinho aqui hoje”. Como não poderia deixar de ser, Jussara finalizou ladeada pelos homenageados e com uma pequena poesia. “A vida se renova sempre. Hoje é dia de renovação”.

Adalberto Frasson
O ex-presidente do Partido no estado, Adalberto Frasson saudou todos os presentes dizendo da importância da homenagem. “Hoje é um dia muito especial em que comemoramos a vida destes lutadores que fizeram e fazem história por uma vida mais justa e mais digna”.

Antes de dar a palavra para Emília Fernandes, Roberto Macagnan rememorou algumas marcas do PCdoB em Ijuí. “O Partido em Ijuí tem algumas marcas e uma delas e a ousadia. Prova disso é o fato de que em 1985, imediatamente após o retorno a legalidade, inaugurarmos uma sede no centro da cidade e também de que em 1988, lançarmos a candidatura do Camarada Agenor Castoldi a prefeito, em chapa própria. Outra das nossas marcas e a unidade e nós todos aqui somos fruto desse processo de construção que teve a importante contribuição do Agenor e do Piaia”.

Emília Fernandes
A ex-Senadora e ex-ministra Emília Fernandes disse que compartilhar do momento é uma inspiração para todos, no exemplo de luta dos Camaradas homenageados. “Para nós que temos também uma trajetória de luta e que preservamos uma postura ideológica estando sempre ao lado do povo, sabemos o significado desta homenagem. O Brasil precisa de todos nós, homens e mulheres, e não tem tempo, não tem idade para esta luta. Por isso temos que ser guerreiros como estes dois aqui e com este sentimento estamos aqui para dar este abraço carinhoso aos homenageados e aos amigos de Ijuí”.

Agenor Castoldi foi sucinto. Emocionado agradeceu a presença de todos e homenageando, lembrou de algumas pessoas que já se foram e com as quais conviveu em sua militância. “Serafim Pasche, Honorato Pasquali, José Di Pietro, José Siqueira (Zecão), Aparício Branco, Erno Hermann, Fernando do Canto, Pedro Branco, Dario Schiller e José Ouriques de Freitas, que certamente estariam presentes aqui conosco. Obrigado, me sinto muito honrado e orgulhoso deste momento”, concluiu.

Agenor Castoldi fez homenagem a companheiros de militância
50 anos de vida, 30 de militância
Júnior Carlos Piaia agradeceu a presença dos amigos e também da família e lembrou do pai, já falecido, que apesar de uma visão de mundo diferente da sua, era visionário e uma pessoa avançada nos seus conceitos. “Dele obtive valorosos conselhos que me ajudaram na caminhada”.


Piaia: 50 anos de vida, 30 de militância no PCdoB
Piaia lembrou que a data, 7 de dezembro marca também os seus 30 anos de militância no PCdoB. Pré candidato do Partido a Deputado Estadual, falou deste momento importante e especial em sua vida. “Estou feliz e realizado porque tenho tudo aquilo que uma pessoa precisa, o apoio e o suporte da família e dos amigos. Estou encarando os novos desafios de uma forma diferente, muito animado do ponto de vista de dar continuidade a nossa luta”. Tenho orgulho de dizer que vivi nesta cidade e temos muito para fazer porasta cidade e esta região

Piaia fez um agradecimento especial aos amigos Teresinha e Agenor Castoldi. “Muito dessa felicidade se deve a vocês. A primeira reunião minha no Partido foi na casa de vocês. Lembro do suporte que sempre me deram nos momentos difíceis e lembro que foi a partir da tua luta Agenor, da tua história e do teu exemplo que entrei no PCdoB, abraçando esta luta”.

Por fim, os homenageados receberam os parabéns de todos e assopraram as velas desta festa que fez justiça ao exemplo militante de Agenor Castoldi e Junior Carlos Piaia.

Junior Piaia com familiares

Jussara Cony saudou as mulheres e a família, que juntos,
compartilham a sua militância e a dos companheiros

O parabéns aos homenageados

Nenhum comentário:

Postar um comentário