Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon
Artesãos e suas entidades representativas prestigiaram sessão em que projeto do Dia Municipal do Artesão foi instituído |
Ao justificar a proposta de tornar oficial o Dia do Artesão, a Vereadora disse que é uma forma de contemplar esta categoria muito representativa no município e que contribui com a cultura, a arte, o turismo e com o desenvolvimento econômico de Ijuí. “São pequenos empreendedores e artistas que enriquecem e dão expressão cultural à nossa cidade, contribuindo com a geração de emprego e renda”. O dia escolhido foi o 19 de março, dia que é consagrado a São José, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, marceneiro por profissão e, consequentemente, artesão.
Dileta Vieira da Associação dos Artesãos de Ijuí (ADAI), Maria do Carmo Schröer da Associação dos Artesãos do Brique da Praça (ABRIQ) e Sandra Debesaitys da Feira da Economia Solidária prestigiaram a sessão que contou com a presença também dos artesãos Ana Tossi, Lúcia Fátima Hentschke, José Roberto Paula, Valdemar de Almeida Cabral e Inêz Batista da Silva.
O projeto que contou com o apoio de todas as bancadas, foi saudado pelos demais Vereadores. César Busnello parabenizou a iniciativa. “Já era tempo de valorizarmos e incentivarmos este setor e esta atividade da economia numa área que tem alto potencial de geração de trabalho e renda”, disse. Para Marildo Krombauer o projeto é louvável em prestigiar aqueles que “com seu dom realizam belos trabalhos e garantem geração de renda”. Rosana Tenroller também parabenizou a iniciativa. “Nós apoiamos e nos congratulamos com esta merecida homenagem. É com simplicidade e garra que vocês transformam matéria prima em obra de arte. Que a data sirva para estimular a produção de artesanato no município porque sabemos que é uma fonte de geração de renda”. Daniel Perondi parabenizou a proposta e cobrou do Executivo Municipal mais espaço para os artesãos. “Quero lembrar da necessidade ampliação do espaço de exposição na praça para estes profissionais”, concluiu as intervenções.
“Quero agradecer aos colegas que apoiaram e assinaram comigo esse projeto. Parabéns aos artesãos e artesãs de Ijuí pela data que vamos comemorar oficialmente, mas principalmente pela oportunidade de resgatar, valorizar e preservar o valor do trabalho e da arte de cada um e cada uma de vocês”, disse Rosane Simon.
Legislativo Ijuense encaminhou moção de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do estado |
Com apoio de todas as bancadas e por proposição da Vereadora Rosane Simon o legislativo de Ijuí encaminhou uma moção de Apoio às reivindicações por valorização e à campanha salarial dos jornalistas do estado do Rio Grande do Sul.
A Vereadora Rosane Simon explicou que recentemente manteve contato com o Presidente Estadual do Sindicato dos Jornalistas Milton Simas e com a diretora Márcia Carvalho, que responde também pela comunicação da Federação dos Comerciários. No encontro ouviu as reivindicações da categoria e decidiu pelo apoio às propostas. Segundo o Presidente do Sindicato dos Jornalistas, a classe patronal oferece apenas a inflação e nenhum aumento real. A moção de apoio é uma forma de reconhecimento à importância dos jornalistas e o desejo de êxito na negociação coletiva.
“É um segmento profissional e uma categoria que não tem hora para desempenhar o trabalho, que está sempre atenta aos fatos e notícias que ocorrem a todo instante e cada vez com mais celeridade. Lamentavelmente na hora das negociações salariais sofre os impactos da relação capital e trabalho que sempre são maiores para os trabalhadores e trabalhadoras. Na hora da negociação somente a reposição da inflação é oferecida pelos patrões e nós sabemos que o poder de compra dos trabalhadores é corroído além da inflação”, justificou Rosane Simon.
A Vereadora relatou ainda que pretende para o próximo mês intermediar uma reunião dos jornalistas na região com a Direção Estadual do Sindicato para reforçar a organização e a luta da categoria no noroeste do estado.
Rosane retoma luta por viveiro ou horto municipal
A indicação dos Vereadores Valmir Elton Seifeirt e Marcos César Barriquello para que seja estudada a viabilidade do Município de Ijuí devolver a propriedade dos imóveis situados no interior doados para a construção de escolas municipais, hoje desativadas, às pessoas ou aos legítimos herdeiros dos doadores, reativou o debate sobre a criação de um viveiro público ou horto municipal, proposta encaminhada pela Vereadora Rosane Simon no seu primeiro ano de mandato, em 2009.
A proposta surgiu nas reuniões do Fórum da Agenda 21 quando a Vereadora foi questionada sobre como eram utilizadas as áreas de escolas municipais extintas ou desativadas no interior do município. A partir dai surgiu a ideia de que estas áreas poderiam ser utilizadas para atender demandas do meio ambiente e na carência de espaço para preservação ambiental, tornando-se áreas verdes, de proteção e recuperação do meio ambiente.
Um anteprojeto de lei foi encaminhado ao executivo, para a criação e implementação de viveiros públicos municipais, com a finalidade de cultivar espécies frutíferas e nativas, formar e implementar práticas ambientalmente sustentáveis e possibilitar à comunidade espaços de estudo e visitação pública (visando a constituição de um horto municipal).
Nesta sessão, Rosane Simon relembrou o encaminhamento deste anteprojeto e pediu a mesa que esta proposta fosse reencaminhada ao executivo. “Em pelo menos uma destas áreas poderíamos retomar um projeto conjunto de educação ambiental envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as escolas, as entidades e a comunidade, enfim, todos aqueles preocupados com a agenda ambiental”, explicou a vereadora.
Pequeno Expediente
Nesta sessão foi votado o pedido de afastamento por um mês da Vereadora Rosane Simon. A vaga será preenchida pelo seu segundo suplente, Fábio Mariani. Rosane embarca nesta próxima segunda-feira para Brasília onde representará os comerciários em homenagem da Frente Parlamentar em Defesa da categoria na Câmara Federal. “Em nome dos comerciários gaúchos vamos receber esta homenagem e buscar com que os deputados assumam o compromisso de defender as bandeiras dos comerciários no Congresso, principalmente o fim do trabalho aos domingos e feriados”, disse. Rosane aproveitou também para parabenizar a categoria pelo seu dia, que será comemorado no próximo dia 30 de outubro.