O Partido Comunista do Brasil PCdoB é um partido com filosofia bem definida. Ele é marxista-leninista. Farei algumas considerações sintetizadas sobre isso nesse texto. É simplesmente uma retomada da temática para relembrar e mantê-la viva na estrutura de pensamento.
Então, Karl Marx (1818-1883) é dos homens mais conhecidos nos últimos 150 anos. Ele pensou seu tempo para além do que os estudos apresentavam naquela época. Notabilizou-se pelos estudos sobre as origens e o desenvolvimento da luta de classes, examinou a fundo as contradições do capitalismo de seu tempo (meados do século XIX), apontando para a edificação de uma sociedade justa, sem exploração do homem pelo homem (Fundação Maurício Grabois-FMG).
Um dos parceiros de Marx foi Friedrich Engels (1820-1895) Ajudou muito na elaboração feita por Marx, chegando a escrever com ele várias obras. Afirmava que o socialismo, desde que se tornou uma ciência, precisa ser tratado como tal, isto é, precisa ser estudado (FMG). Eles dois constituíram um conjunto de obras que foi chamado de marxismo, que consiste e um amplo estudo das diversas dimensões do sistema capitalista.
Já Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido por Lênin (1870- 1924) foi um grande líder revolucionário do início do século XX. Aprofundou aspectos da teoria marxista, especialmente sobre o capitalismo na fase imperialista, obre os fundamentos da ação revolucionária do partido do proletariado e sobre o período de transição do capitalismo ao socialismo (...) . Ao propagar os ensinamentos dos grandes mestres, enfatizava que a luta teórica – tal como as lutas econômicas e política – é uma das manifestações da luta de classes (FMG).
Marx e Lênin são os dois teóricos que servem de referência aos estudos pelos comunistas do PCdoB. Por isso ele é um partido marxista-leninista. Enquanto sistema teórico, essa filosofia é constituída por grandes partes: a Filosofia Marxista (o materialismo dialético e o materialismo histórico); a Economia Política Marxista e Teoria do Socialismo.
Marx mexeu com os interesses burgueses da época, em um tempo em que o capitalismo triunfava, prometendo liberdade, progresso e felicidade, ele mostrou em seus estudos que tudo não passava de uma farsa, visto jamais o capitalismo proporcionaria o que prometia aos trabalhadores. A filosofia de Marx, o marxismo, foi odiada e continua hoje pelo sistema dominante, na medida em que mostra as contradições, as impossibilidades de criar condições dignas para a maior parte da população, apenas para um minoria, a pequena elite econômica.
O marxismo significou a possibilidade de compreender a sociedade para além da lógica liberal burguesa, aquele conjunto de ideologias que sustenta a sociedade capitalista.
Pela concepção marxista, o capitalismo é um sistema social para poucos, oportunidades limitadas, exploração perversa dos trabalhadores, exploração de pessoas sobre pessoas e de espaços geopolíticos sobre outros. Assim para os capitalistas é normal um homem explorar o outro e uma região do planeta explorar a outra.
Assim o patrão pagar salário mínimo aos seus empregados e obter lucros imensos, concentrar riqueza e acumular capital, é sinal de prosperidade, competência gerencial. Os Estados Unidos e a Europa explorar a América e a África, por exemplo, é algo natural, próprio da lógica capitalista. Estão, diriam eles, levando o progresso a estas regiões.
A filosofia marxista, então, permite conhecer melhor o atual sistema econômico e perceber sua lógica de funcionamento. Como o capitalismo tem provado, século após séculos, que é um sucesso no ponto de vista econômico ou da produção, mas um fracasso no campo social, pois se caracteriza pela concentração da renda, da riqueza e exploração irracional dos recursos naturais. Por isso os comunistas lutam pela superação do capitalismo, criando condições para a transição ao socialismo.
O socialismo não abre mão da produção, do desenvolvimento das forças produtivas, mas coloca a disposição da população o resultado disso. Os socialistas não são contra a riqueza, como apregoam alguns, mas que ela seja para promover o bem-estar dos trabalhadores. Mas que essa riqueza seja obtida a partir da lógica da sustentabilidade: social, ecológica ou ambienta, política e cultural.
Segundo José Reinaldo Carvalho, Marx foi o fundador do socialismo científico e do materialismo histórico, mestre e dirigente do proletariado mundial. Viveu 65 anos incompletos, mas viveu plena e intensamente. Dedicou sua vida a uma causa profundamente humanista (...) ao fundar o socialismo científico, Marx promoveu a amis radical viragem na concepção da história, desvendou o papel histórico do proletariado, demonstrou cientificamente que o capitalismo é um sistema condenado ao desaparecimento e descortinou um novo caminho para o futuro da humanidade – a construção de uma sociedade nova, a sociedade socialista.
Depois de Marx, vem Lênin, outro teórico que tem servido de referencia para os comunistas do PCdoB. Teórico marxista genial, V. I. Lênin levou ao extremo a concentração de esforços intelectuais e políticos para dar consequências práticas à transformação socialista revolucionária. Com formidável energia, decisivamente – em várias formulações e ideias –, Lênin alterou a marcha dos acontecimentos históricos (Sérgio Barroso).
No entanto, de acordo com Augusto César Buonicore não existe a priori um modelo único de organização leninista. Nesta nova fase de luta pelo socialismo, no início do século XXI, é preciso que repensemos coletivamente a forma-partido. Nesse sentido, Lênin pode nos oferecer pistas preciosas.
Talvez poucos tenham sido os marxistas que estudaram o problema do partido tanto quanto Lênin. No entanto, depois de sua morte, buscou-se reconstituir o seu pensamento, enrijecendo-o, dogmatizando-o. A teoria do partido político revolucionário leninista foi uma das principais vítimas desse processo de dogmatização. Por longas décadas buscou-se vender a ideia que existiu em Lênin um único modelo organizativo de partido.
Lênin legou para os comunistas hoje a ideia que não há um modelo único e universal de organização revolucionária, de acordo com a história, cultura e condições sociais de cada povo. Ele se destacou no seu tempo como um grande intelectual, filósofo, economista, político, publicista, orador, legando-nos uma extensa e valiosíssima obra com 55 volumosos tomos (FMG).
Mas na memória dos povos Lenin ficará para sempre como o líder do proletariado mundial, o criador do partido bolchevique, o organizador da primeira revolução socialista vitoriosa e o fundador do primeiro Estado socialista – a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (FMG).
As ideias de Lênin, os seus ensinamentos, o seu exemplo prático, que influenciaram decisivamente o curso do século XX, continuam a inspirar as novas gerações de explorados que, em todo o mundo, buscam o caminho da libertação, o caminho para uma sociedade nova, socialista (FMG).
Segundo Luciano Gruppi, do estudo do pensamento de Lênin, fica-nos a persuasão de que a característica mais profunda de seu método, de sua mentalidade, é o sentido da concreticidade histórica, a consciência da historicidade. "A análise concreta da situação concreta é a alma viva, a essência do marxismo". Essa advertência, que reaparece mais de uma vez, parece-nos caracterizar o modo pelo qual ele se situa diante do marxismo.
A convicção de Marx e Engels de que o marxismo não é um dogma, mas um método para a ação, é assim em Lênin algo muito forte; trata-se de uma ideia frequentemente repetida, sobretudo nos momentos de virada histórica e quando surgem novas situações políticas (Gruppi).
Há uma conexão dialética entre economia e política, estrutura e superestrutura, situação objetiva e iniciativa revolucionária, objeto e sujeito. Se considerarmos o conjunto do pensamento de Lênin, veremos que a atenção se volta sempre para a dialética: dialética dos processos reais, modo pelo qual se manifesta neles a contradição, relação entre todos os elementos que a constituem, conexão entre situação objetiva e iniciativa política (Gruppi).
O marxismo-leninismo, então, resumidamente é um pouco disso, que tentei sintetizar. Procurei apresentar uma visão geral, embora os limites das dimensões do texto. São as ideias de Marx e de Lênin servindo de referência os comunistas no século XXI.
Luiz Etevaldo da Silva
Secretário De Formação Política
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