Em reunião ordinária do seu comitê municipal no último sábado (24), o PCdoB de Ijuí realizou uma extensa avaliação do desempenho do partido nas eleições em 2012, no seu fórum mais amplo. Além de compreender o processo político do pleito, o objetivo foi também o de realizar uma análise de posicionamento presente e futuro para o partido.
“Realizamos este processo de avaliação em outras instâncias, principalmente diretivas, e nesta reunião debatemos com nossos filiados todo o processo eleitoral. É importante esta avaliação com os filiados para sintonizar o Partido com a sua base militante”, explicou o presidente do PCdoB, Ângelo Schiavo.
Para o PCdoB, a experiência de uma ampla aliança política de oposição nestas eleições foi positiva, na medida em que possibilitou apresentar um projeto político alternativo a continuidade do trabalhismo em Ijuí. Porém a demora para compor o campo de oposição retardou o anúncio da chapa oposicionista até a véspera da Conferência Eleitoral, diante de um governo que concorria a reeleição, repetindo os nomes para a majoritária e que portanto, era amplamente conhecida. Este fato retardou consideravelmente o planejamento de campanha.
Junior Piaia entende que o Partido foi feliz em consolidar a ampla aliança pela mudança em Ijuí, mas infelizmente, ao definir os nomes para a chapa majoritária as vésperas do início da campanha eleitoral, retardou-se em muito a organização das ações. “Isto teve reflexo direto na eleição, pois não conseguimos aglutinar todas as nossas forças para mostrar esse projeto de mudança para o eleitor”.
Na avaliação do PCdoB, houve uma derrota eleitoral, mas uma vitória política. Junior Piaia novamente ampliou sua votação como candidato a prefeito, bem como o PCdoB ampliou, mesmo que modestamente, sua votação na chapa proporcional. O Partido manteve sua vaga no legislativo e ampliou suas lideranças.
Segundo a avaliação do Partido, os 22.491 votos (46,22%) recebidos por Junior Piaia, demonstram que há uma consciência de mudança em Ijuí e que Piaia mantêm o seu prestigio, representando na cidade um nome com densidade eleitoral para representar a oposição ao atual governo. Mas o partido precisa crescer e ampliar a sua atuação.
“Não há outro meio de o Partido superar sua barreira eleitoral senão o caminho do crescimento qualificado, investindo na filiação e na formação de novos militantes, ampliando a sua inserção e a sua atuação política e aproveitando, principalmente, os contatos e relações estabelecidas durante o processo eleitoral”. O PCdoB irá agora se concentrar nas tarefas de uma ampla estratégia de filiação e formação de novos militantes e de um debate profundo de posicionamento político diante do novo governo, situando a atuação da sua militância e ampliando a participação do Partido nas diferentes instância da sociedade.
Almoço de confraternização
No dia 1º de dezembro, próximo sábado, o PCdoB irá realizar um almoço de confraternização. Além dos filiados do Partido, estão convidados todos os amigos e apoiadores da campanha, militantes e candidatos dos outros partidos da coligação.
O evento será no Balneário do Chico, no Chorão. Informações no comitê do PCdoB, no gabinete da vereadora Rosane Simon ou pelo telefone 9192 4001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário