As vésperas das convenções eleitorais que definirão as coligações partidárias para as eleições deste ano, o Partido avaliou também o andamento dos processos eleitorais nos quais o PCdoB está inserido.
A princípio Raul Carrion fez um relato de conjuntura. O presidente Estadual entende que a crise internacional do capitalismo, cujo epicentro está na Europa, é uma oportunidade de avanço para os trabalhadores no enfrentamento com o neoliberalismo e o capital financeiro especulativo e destacou a América Latina e particularmente o Brasil, onde este enfrentamento ao rentismo e as políticas neoliberais tem contornos claros nos governos progressistas dos países do continente. Carrion elogiou a Presidente Dilma pelo medidas neste sentido.
“A nossa grande luta é contra o capital financeiro especulativo e contra a política de juros altos que paralisam o desenvolvimento do país e prejudicam o setor produtivo. Precisamos unir trabalhadores e empresários, que representam o setor produtivo do país, contra os juros e a desindustrialização”, disse Carrion.
Com relação ao pleito, o Deputado lembrou que a pouco tempo o Partido não disputava eleições aos cargos majoritários e que vive um outro momento, muito positivo. Ele citou os quadros de Olinda onde o Partido disputará o quarto governo consecutivo, além de Fortaleza onde o Senador Inácio Arruda lidera as pesquisas. Além de Arruda, o Vereador Netinho de Paula em São Paulo, a Deputada Estadual Ângela Albino em Florianópolis e a Deputada Federal Perpétua Almeida em Rio Branco despontam nas pesquisas de opinião com candidaturas fortes.
Mas o principal cenário para o PCdoB no pais está na capital gaúcha. Pesquisa do instituto Methodus divulgada nesta quinta-feira, coloca a Deputada Federal Manuela D'avila com 41,3% das intenções de votos enquanto o atual Prefeito José Fortunati aparece em segundo com 28,7%. “Este é um quadro que impõem ao Partido responsabilidades maiores na medida em que está inserido em grandes disputas eleitorais”, comentou Raul Carrion.
Em seguida os dirigentes regionais fizeram um relato do cenário político eleitoral em cada cidade da região. A grande novidade ficou por conta do cenário em Cruz Alta onde o Partido indicará a vereadora Bebeta Almeida à vice-prefeita. Em Santa Rosa, Sandra Padilha concorrerá a reeleição como vice-prefeita e em Passo Fundo o Vereador Juliano Roso também concorrerá a vice-prefeitura. Além destas cidades, em Crissiumal há a possibilidade do Partido concorrer na vaga a vice-prefeitura. Em Santo Ângelo e Nova Ramada o PCdoB busca reeleger vereadores e compõe as coligações que concorrem a reeleição. Além disso disputará o legislativo em Três Passos, Coronel Bicaco e Boa Vista do Buricá.
Junior Piaia e Raul Carrion |
Nos próximos dias uma cartilha será distribuída aos candidatos do partido com orientações legais, políticas, de organização e de comunicação e um curso regional será organizado para preparar os candidatos ao pleito deste ano. O PCdoB na região organiza também uma agenda conjunta para as convenções do próximo mês.
Isso ai camaradas!!! o partido cresce com consistência. Essa no vamos eler os prefeitos de Porto ALegre, Caxias do Sul e Ijui. E os vice-prefeitos de Cruz Alta, Santa Rosa e Passo Fundo, além um grande numero de veradores.
ResponderExcluir