quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Que seria deste mundo sem militantes?
Militância, para ruas!
Garantir a vitória de #Dilma13 e #Tarso13 no 1º turno. Eleger senadores comprometidos com os trabalhadores e com o povo.
No senado é #Paim131 e #Abgail651.
Para a câmara federal vote nos candidatos de PCdoB. Vote 65.
Para a Assembleia Gaúcha é Rosane Simon - 65656"Que seria deste mundo sem militantes?
Como seria a condição humana se não houvesse militantes?
Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso.
É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos.
Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano.
Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício.
É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente".
José Pepe Mujica - Presidente do Uruguai
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
PCdoB de Santa Rosa presta solidariedade a Rosane Simon e Família
Em nome do Partido Comunista do Brasil de Santa Rosa, dos seus
militantes, filiados e amigos, manifestamos nosso sentimento pelo
falecimento do Senhor Hugo Simon, pai da Vereadora Rosane Simon.
Solidários a nossa querida Camarada, a seus familiares e amigos, nos
colocamos a disposição nesta hora difícil.
Vinícius Puhl
Presidente PCdoB Santa Rosa/RS
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Nota de Pesar
Consternados informamos que faleceu o Senhor Hugo Simon, pai da vereadora Rosane Simon, de 83 anos.
O Sr. Hugo Simon estava internado no Hospital da UNIMED e veio a falecer as 18:15 desta quinta-feira.
O corpo será velado na Capela Mortuária de Augusto Pestana.
O sepultamento será as 17:00 horas desta sexta (24/09) no Cemitério Municipal da cidade de Augusto Pestana.
O Sr. Hugo Simon estava internado no Hospital da UNIMED e veio a falecer as 18:15 desta quinta-feira.
O corpo será velado na Capela Mortuária de Augusto Pestana.
O sepultamento será as 17:00 horas desta sexta (24/09) no Cemitério Municipal da cidade de Augusto Pestana.
Neste momento difícil expressamos nossos mais profundos sentimentos e prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.
Ângelo Schiavo
Presidente do PCdoB/Ijuí
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Rosane Simon encaminha debate sobre direito dos animais em Ijuí
Sim, os animais tem direitos, garantidos por lei. E ai ficam as perguntas: quem é responsável por garantir estes direitos? Quem é responsável por cuidar de animais de rua, feridos, doentes e que representam riscos a saúde humana? Entre o ideal e o que se pode fazer em vista dos recursos públicos disponíveis para o atendimento de animais de rua e para a manutenção de um canil, ocorreu uma Audiência Pública desta quinta-feira (16) na Câmara de Vereadores, que tratou sobre a instalação de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) onde hoje é o canil municipal. A lei de criação da UVZ está tramitando no legislativo.
A vereadora Rosane Simon, que preside a Comissão de Politicas Públicas no legislativo, foi a autora do pedido para que fosse chamada uma audiência. “Temos um trabalho de muitos anos da sociedade civil em defesa do direito dos animais. Acho importante ouvirmos estas entidades constituídas em nosso município, e também a comunidade, para encaminharmos iniciativa nesta área”, disse a vereadora.
O debate em Ijuí se dá em função do canil municipal e da falta de políticas públicas para o atendimento de animais de rua. O canil, devido a adequação ao plano diretor e a necessidade de implementação imediata por exigência do Ministério Público, foi instalado perto do Lixão, em condições pouco ideais. Além disso, não existe legislação municipal que regulamente o canil. O Executivo Municipal argumenta que a instalação de uma UVZ é necessária em função de que existe o risco da Leishmaniose chegar a cidade e também para que seja regulamentada a situação do canil municipal.
Dulci Matte, da AAAI (associação dos Amigos dos Animais de Ijuí) revela que esta questão é pensada pelo poder público somente pela ótica da saúde humana, desprezando-se a questão do direito dos animais. Uma das preocupações da AAAI é de que a UVZ seja utilizada para o abate indiscriminado. Dulci relatou que existem falhas no atendimento aos animais em Ijuí e no funcionamento do canil. “Não existe acompanhamento dos animais no canil. O atendimento é feito somente por 8 horas. Quando os animais estão sós, brigam, se enroscam nas coleiras, passam frio, fome e acabam morrendo. Além disso a prefeitura não autoriza mais o recolhimento dos animais de rua. Os Bombeiros e a Brigada estão encaminhando esta demanda para nós e é necessário que o poder público saiba que esta demanda de atendimento aos animais é muito grande e precisa de uma política pública que dê conta disso”.
Para Ulrich Dressel, também representante da AAAI, o direito dos animais e o direito humano devem ser trabalhados em conjunto. “As Associações de Amigos dos Animais estão espalhadas por todo o mundo. Sabemos que esta questão é muito difícil, mas existem experiências que nos mostram que é possível”, disse. Para a AAAI, muito do problema passa pela educação.
Para a APV (Associação de Protetores da Vida), outra entidade ligada a causa dos animais, a castração em massa poderia resolver o problema. “Achamos fundamental iniciar um processo de castração com os animais que estão no canil, e expandi-lo assim que possível, para toda a população”, disse Marlova Bardini Klohn, representante da APV/Ijuí. “Precisamos também achar mecanismos para responsabilizar quem tem um animal. O dono deve ter uma tutela responsável. Muitos as vezes adotam um animal e duas semanas depois querem devolvê-lo”. Para a APV/Ijuí , o canil não deve ser um abrigo para animais, mas sim uma casa de passagem para o encaminhamento à adoção.
Não existe no momento nenhuma política pública para a castração de animais em Ijuí, já que todos os recursos desta área estão sendo destinadas a manutenção do canil. Além disso, junto com a castração é fundamental a chipagem do animal, o que aumenta ainda mais o custo segundo o executivo municipal. Numa femea, não é possível identificar o procedimento de castração, diferente de um macho. O chip com os dados do animal é necessário para não se correr o risco de repetir o processo cirurgico em um animal já castrado. Cada chip custa em torno de R$ 10,00 a unidade, sendo necessário ainda um leitor de dados, com custo aproximado a R$ 1500,00.
A vereadora Rosane Simon propôs como encaminhamento um trabalho intersetorial entre as secretarias de governo e a sociedade civil em busca de alternativas para o problema. “Temos a questão da implementação de uma política pública de castração de animais, que me pareceu ser um consenso entre as entidades e os órgãos governamentais, mas que depende fundamentalmente de recursos. Temos o problema de achar um local adequado para o canil e temos também, me parece, que buscar soluções socioeducativas para implementar uma cultura de responsabilidade dos donos para com os seus animais. Percebo que as entidades tem trabalhado nesta questão da educação. Vamos a partir deste debate e das demandas levantadas por ele, buscar retomar o Fórum de Saúde Pública e Bem Estar Animal para junto com a sociedade, buscarmos soluções e encaminhamentos para estas questões”.
Rosane Simon salientou que a lei de implementação da UVZ segue tramitando no legislativo e que buscará, dentro do possível, contemplar nesta lei as questões levantadas na audiência pública, junto com os outros vereadores.
Rosane Simon salientou que a lei de implementação da UVZ segue tramitando no legislativo e que buscará, dentro do possível, contemplar nesta lei as questões levantadas na audiência pública, junto com os outros vereadores.
Para quem quiser colaborar com a causa dos animais, entre em contato com as entidades:
Associação dos Amigos dos Animais de Ijui
Associação dos Protetores da Vida de Ijuí
Associação dos Amigos dos Animais de Ijui
Associação dos Protetores da Vida de Ijuí
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Ijuí do Sul, do Brasil, do Mundo
O candidato a governador Tarso Genro esteve em Ijuí nesta quinta-feira (09) acompanhado de seu vice Beto Grill, da candidata ao senado Abgail Pereira e de candidatos a deputado federal e estadual da região. O senador Paulo Paim não pode vir a Ijuí, devido a uma agenda de última hora na capital, o que frustrou momentaneamente um grupo de aposentados que o esperava com cartazes de apoio a sua atuação no senado. “Paim, o senado é o teu lugar”, dizia uma. “Paim, acreditamos na tua força e na nossa luta”, dizia outra.
Tarso, Beto Grill e Abgail chegaram por volta das 17:00 na Praça da República no centro da cidade, onde mais de 500 militantes dos partidos que integram a Unidade Popular pelo Rio Grande e de simpatizantes os aguardavam para uma caminhada pelas ruas do centro. Assediados por militantes, Tarso atendeu a imprensa local. “Aqui é uma região que é uma espécie de coração do Rio Grande. Produção de grãos, agroindústria, máquinas agrícolas, agricultura familiar, pequena, média e micro agroindústrias integradas com a agricultura familiar. Esta região pode estar certa de que o Rio Grande está pronto para decolar e precisa de uma condução. E a condução é a Unidade Popular pelo Rio Grande”.
A caminhada durou pouco mais de 40 minutos e parou o centro de Ijuí, retornando a Praça da República onde um caminhão de som aguardava para um pequeno comício. A candidata ao senado, Abgail Pereira, lembrou que o senado precisa ter representantes gaúchos a altura da tarefa de recolocar o Rio Grande no rumo certo. “Precisamos no senado de representantes dos trabalhadores e das mulheres. Mas antes de tudo precisamos de senadores que tenham compromisso com Dilma, com o Tarso e com o Rio Grande. Por isso estamos eu e o Paim nesta luta, para que com Dilma em Brasília, Tarso no Rio Grande e Paim e Abgail no senado, nós possamos reencontrar o rumo do desenvolvimento para o nosso estado”.
O candidato a vice-governador, Beto Grill, ressaltou a união de partidos pela candidatura de Tarso Genro. “Construímos uma coligação ampla, buscando conversar com todas as forças para constituir a Unidade Popular pelo Rio Grande . E é com esta união e respeitando todos os segmentos das nossa sociedade que vamos retomar o rumo do desenvolvimento para o povo gaúcho”
Antes de sua manifestação, Tarso chamou um por um os candidatos a federal e a estadual presentes. Em sua fala, Rosane Simon disse, com emoção. “Estou muito feliz de ver o Tarso, o Beto Grill e a Abgail aqui em Ijuí. Temos que votar em candidatos que tem lado, de cima a baixo e estes que estão aqui tem lado. Como sindicalista, quero lembrar do nosso senador Paim e da importância da sua atuação em favor dos trabalhadores no senado. Temos que reelege-lo para que ele continue este importante trabalho elegendo também a nossa camarada Abgail, que tem uma importante atuação ao lado dos trabalhadores e das mulheres”, disse.
Com o sol se pondo, Tarso Genro se dirigiu aos presentes. “O Brasil vive um grande momento e o Rio Grande precisa acompanhar este rumo. Nós, da Unidade Popular pelo Rio Grande, vamos recolocar o estado em sintonia com o Brasil. O Rio Grande vai avançar e o Brasil vai seguir mudando”.
De Ijuí, os candidatos da majoritária seguiram para Cruz Alta. Rosane Simon fez uma avaliação do ato. “Foi um momento alto da campanha, que mobilizou a militância e agitou a cidade. Biga, como a chamamos no partido, me disse de como é bom estar nos municípios onde o PCdoB está organizado. Sente-se em casa, acolhida, reforçada. Foi aclamada com o refrão: mulher, trabalhadora, Abgail é nossa senadora".
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)