segunda-feira, 30 de novembro de 2009
IBOPE na berlinda
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Ângelo Schiavo é eleito delegado para a etapa estadual da conferência das cidades
A proposta é dar início na comunidade ao debate do plano diretor do município, que se estenderá por todo o ano de 2010. Estiveram presentes ao evento a vereadora Rosane Simon, o Secretário de Relações Institucionais do partido Agenor Castoldi e o presidente do PCdoB de Ijuí Ângelo Schiavo. Ângelo foi eleito delegado de Ijuí para a etapa estadual da conferência, como representante do DCE.
“Recebemos informações de dados estatísticos sobre o município de Ijuí e tivemos um panorama desta questão, da importância da organização das cidades, da interatividade entre as diversas questões que permeiam a organização do espaço urbano e acho que poderemos agora, nos aprofundar neste tema. O PCdoB tem um acúmulo em relação a este debate e creio que podemos trazer este conhecimento para contribuir nesta questão”.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
PCdoB é destaque na mídia nacional
Carta Capital: Os jovens vão 'estar tomando' o poder
Época: Neocomunismo à brasileira
Junior Piaia e Rosane Simon poderão fazer dobradinha em 2010
A pré-candidatura da vereadora Rosane Simon foi avaliada como positiva pelos presentes e depende de decisão do partido no estado. Rosane relatou que independentemente de ser apenas uma hipótese a sua candidatura, recebe muitas manifestações de apoio, inclusive de dirigentes de sindicatos de comerciários de várias regiões . “Tenho uma perspectiva muito positiva da minha candidatura, mas é cedo para fazer qualquer projeção”.
Apesar de ser bastante remota a possibilidade, uma possível dobradinha com Junior Piaia e Rosane Simon foi colocada em discussão. “Por onde andamos na cidade a pergunta que nos fazem é sobre o Piaia, se ele vai concorrer ou não. Creio que uma chapa com o Piaia a federal e a Rosane a estadual seria muito bem recebida”, disse Nelson de Lima, Secretário Sindical do partido. De maneira geral, os demais concordaram que esta questão é muito presente nas conversas do dia-a-dia e que deve ser considerada. A possibilidade e principalmente a viabilidade de sua candidatura necessitam de uma avaliação mais aprofundada, segundo Junior Piaia. “Fico muito feliz em ser lembrado pelas pessoas. Isto me orgulha muito porque demonstra que o trabalho que fiz em meus dois mandatos como vereador e na construção das nossas candidaturas a prefeito foi bem recebido e respeitado. Existem na região outros nomes com possibilidades e que já são trabalhados pelo partido e por isso descarto, por hora, a minha pré-candidatura”.
Para finalizar a pauta foram debatidas ainda questões referentes a organização e o trabalho das secretarias e bases partidárias. O diretório volta a se reunir em janeiro.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Ei-los em pé
que tapava essas bocas negras?
Esperavam que elas lhes lançassem louvores?
E essas cabeças que seus avós e
seus pais haviam dobrado à força até o chão?
O que esperavam?
Que se reerguessem com adoração nos olhos?
Ei-los em pé.
Homens que nos olham.
Ei-los em pé.
Faço votos para que vocês sintam
como eu a comoção de ser visto.
Hoje, esses homens pretos nos miram
e nosso olhar re-entra em nossos olhos.
Tochas negras iluminam o mundo e
nossas cabeças brancas não passam
de pequenas luminárias
balançadas pelo vento.
Jean-Paul Sartre
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Do blog do Nassif: o trivial da fome no mundo
Veja mais fotos como esta em Portal Luis Nassif
O oco
Infelizmente a nossa mídia em geral, todas elas, daqui e de alhures, pautam seus temas, qualquer tema, pelas generalizações. Do tipo que vemos nesta matéria da RBS. Algo verossímel é veiculado e tomado como se verdade fosse. Todo vereador que está ao telefone está atrapalhando ou tumultuando? Todo vereador que conversa paralelamente com um colega está desrespeitando a sessão? Será que não estão consultando um secretário de governo, prefeito ou mesmo alguém da sociedade, sobre um projeto em pauta? A conversa paralela, pode ou não, ser uma articulação de última hora? A matéria tem seus méritos e suas verdades mas, qual o seu sentido geral? Onde quer chegar? Aponta caminhos?
Não. Por dentro, é o vazio sem sentido. Para enganar a indiarada, catequizar, "a voz interior" prega a descrença na política e a apatia em relação a esta. A generalização é a sua fachada e a mensagem, apesar de subentendida, é clara: política não presta!
Sabemos que isto não é verdade.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
"Blitz" da RBS nas Câmaras Municipais
Ijuí está entre uma das cidades em que a matéria foi gravada. Veja o resultado, comente!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Sociedade civil e a regulação da internet
A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (DIREITO RIO), lançou em 29 de outubro de 2009 o projeto para a construção colaborativa de um Marco Regulatório Civil da Internet Brasileira.
A necessidade de um marco regulatório civil contrapõe-se à tendência de se estabelecerem restrições, condenações ou proibições relativas ao uso da internet. O marco a ser proposto tem o propósito de determinar de forma clara direitos e responsabilidades relativas à utilização dos meios digitais. O foco, portanto, é o estabelecimento de uma legislação que garanta direitos, e não uma norma que restrinja liberdades.
Quem tiver interesse em participar da cunsulta, visite a página Marco Cívil.
Se quiser se inteirar sobre o tema, um texto base da consulta está disponível para baixar em .pdf aqui.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Ouça o discurso do Senador Inácio Arruda sobre a realização do 12º congresso do PCdoB
Inácio Arruda comemorou a presença do presidente Lula e da ministra Dilma, o que, a seu ver, selou o comprometimento de uma liderança popular com o projeto de desenvolvimento que o partido deseja ver implementado. Para ele, o congresso representou um momento histórico.
- O governo Lula é vitorioso em quase todos os aspectos. O povo brasileiro alcançou vitórias muito importantes - disse.
O senador também saudou a participação do presidente da União Nacional dos Estudantes, Augusto Chagas, e cumprimentou o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, reconduzido para mais um ano de mandato. Para ouvir acesse o link so Agência Senado e clique em áudio. Agência Senado.
Sites e blogues superam revistas e jornais somados
Pesquisa encomendada pelo Grupo Máquina ao Vox Populi que ouviu 2,5 mil pessoas mostra que a principal fonte de informação do brasileiro ainda é a TV com 55,9% da preferência dos entrevistados, mas o segundo já são os sites de notícias e blogues, com 20,4%, um resultado fantástico para um tipo de comunicação que ainda não chegou à adolescência. E mais fantástico ainda porque é o dobro do público que se informa por jornais impressos, preferidos de 10,5%. E quase três vezes mais do que o rádio, com 7,8%. Não pensem, porém, que a força da internet se resume à força de sites e blogues. As redes sociais já contam 2,7% da preferência dos pesquisados como fonte primeira de informação, estando à frente dass versões online dos jornais, 1,8%, e das revistas impressas, com 0,8%. Um Em relação à credibilidade, os sites e blogues jornalísticos também ocupam boa posição. Neste quesito, o rádio está em primeiro lugar com nota média de 8,21 e os sites e blogues jornalísticos estão um centésimo atrás com 8,20. Só depois aparecem TV, 8,12, jornais online, 8,03, jornais impressos, 7,99, revistas impressas, 7,79, redes sociais, 7,74, e revistas online, 7,67. Como comenta o Renato Rovai em seu blog: "Há alguns dias escrevi aqui que não se pode mais denominar de grande mídia os jornais diários brasileiros, dada a irrelevância das tiragens que têm. Esta pesquisa só reforça a tese de que cada vez mais brasileiros estão formando sua opinião de forma horizontal, a partir de espaços onde não são apenas expectadores, mas também analistas e produtores de informação". Mais informações no Meio e Mensagem.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Delegados de Ijuí participaram do Congresso Nacional do PCdoB
868 delegados de todo o país participaram da escolha, dos 954 que foram credenciados. Os 105 membros eleitos obtiveram ampla aprovação, obtendo de 100% a 95% dos votos dos delegados. Dos 868 votantes, 650 concordaram integralmente com a proposta apresentada pela comissão eleitoral e 208 delegados fizeram algum tipo de substituição na nominata. Apenas 10 votos (1,15% do total) foram anulados por não cumprirem o critério de incluir pelo menos 30% de mulheres na nominata.
Após a eleição do novo Comitê Central, os membros eleitos reuniram-se para definir a Comissão Política Nacional (CPN) do Partido, composta por 26 integrantes. Renato Rabelo vai continuar à frente da presidência do Partido e Luciana Santos foi eleita vice-presidente. Ela é secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e ex-prefeita de Olinda e foi anunciada por Renato Rabelo como "futura deputada federal e uma das mais votadas no estado".
“Considero o processo de consolidação do programa partidário um grande momento deste congresso. Foi importante porque cada militante, tanto nas conferências municipais e depois nas estaduais pode participar e finalmente no Congresso Nacional do partido fechamos este programa e propomos este novo Brasil, forte, soberano e justo”, disse Ângelo. Ele foi autor de 4 emendas ao Programa Socialista. Lúcia Otonelli Crescente, que contribuiu com uma emenda ao programa na questão da saúde, comenta: "Foi um momento histórico. As discussões demonstraram o compromisso do PCdoB com as lutas do povo. Cito como exemplo a decisão coletiva de intensificar o engajamento do partido no fortalecimento do SUS visando diminuir o sofrimento da população na luta para conseguir acesso a saúde. Apontamos rumos para uma sociedade mais justa, fruto do nosso acúmulo destes 87 anos presente na luta do povo!".
O grande momento do congresso foi o ato político na sexta (06), com a presença de Lula, Dilma Roussef e de vários ministros. Aclamado de pé pelos participantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao partido pelo apoio e lealdade e destacou a contribuição dos comunistas para o seu governo e o país. Lula discursou por mais de uma hora e começou sua intervenção resgatando a histórica relação entre PT e PCdoB, que já dura mais de 20 anos. Comparando a aliança ao convívio de um casal, ele lembrou que nunca houve brigas ou rompimento entre as duas legendas. Ressaltou que a sigla comunista esteve ao seu lado nos momentos bons e ruins, citando o apoio que recebeu desde a eleição de 89. “Eu não poderia deixar de agradecer ao PCdoB”, colocou, lembrando as eleições de 94, 98 e 2002.
“Dentro do PT teve gente que achava que eu não devia mais ser candidato. Mas, no PCdoB, não havia ninguém que dissesse isso”, afirmou, agradecido também pelo fato de o partido não “ter abandonado o barco” na crise de 2005.
No domingo o congresso terminou em um ato político, com o anúncio da nova direção e o pronunciamento final de Renato Rabelo. O 12º Congresso Nacional do PCdoB, foi o maior da história do Partido. “Para mim foi emocionante fazer parte deste grande momento histórico. Este foi o maior congresso do partido e foi importante ajudar a produzir esta política expressa em nosso programa socialista e que dá rumo ao nosso projeto político que é um Brasil socialista”, disse Junior Piaia.