No ultimo dia 8 de março, o mandato coletivo de vereadoras em Ijuí se desfez, por decisão de suas integrantes. Conforme a legislação eleitoral, o mandato é do PCdoB e terá sequencia sendo representado pela até então co-vereadora Bruna Gubiani.
Os mandatos legislativos coletivos são uma ideia relativamente nova no Brasil. Há erros e acertos em todas os mandatos eleitos. Não há legislação que estipule regras para este tipo de mandato e as experiencias em curso abrem caminho.
A ideia de uma candidatura coletiva para vereadoras na cidade de Ijuí nas eleições de 2020 foi formatada pelas candidatas. Uma ideia ousada no propósito e na forma: um coletivo de mulheres, jovens e composta por militantes de dois partidos diferentes. Uma candidatura singular.
O contexto político conservador naquela eleição era adverso para uma candidatura progressista, ainda mais com estas singularidades. A disputa interna nos partidos, e a disputa eleitoral, seriam acirradas e a proposta de uma candidatura coletiva contrastou com a forma tradicional que as lideranças na maioria dos partidos encaravam uma eleição. Não no PCdoB. A Direção em Ijuí acolheu e deu amplo suporte a proposta e fomos o único Partido a vencer uma eleição com uma candidatura coletiva no interior do estado. O mérito é, sem dúvida, das “Gurias”. Mas sem Partido não se faz política.
Entre o teórico e o prático existe a realidade, o concreto. O mandato coletivo, desde o seu início, enfrentou desafios para formatar uma experiência nova e que se mostrou muito difícil de ser construída. A ausência de legislação e de estatutos nas casas legislativas e a formação multipartidária deste coletivo, somado a integrantes sem muita experiência na política institucional, tornou o período deste mandato, um desafio permanente. Desafios e dificuldades que aqueles que militam em associações, clubes, partidos, sindicatos ou qualquer outra organização coletiva, conhecem muito bem.
A Direção do PCdoB acompanhou este processo de construção sem ser intrusivo, mas de forma ativa e propositiva no sentido de possibilitar que o mandato se consolidasse. Infelizmente as divergências e diferenças se sobressaíram, levando a um processo de desgaste contínuo que chegou ao limite das possibilidades de contornos e pactuação.
Neste sábado (18), o Comitê do PCdoB de Ijuí se reunirá para avaliar a situação do mandato, de suas filiadas que compunham o mandato coletivo e realizar encaminhamentos de acordo com os seus estatutos.
Desta experiência ficam algumas conquistas e muitas lições.
O mandato do PCdoB, representado agora pela Vereadora Bruna Gubiani, manterá seu compromisso com as propostas apresentadas pelas candidatas na eleição em 2020 e com as lutas do nosso povo.
Executiva do PCdoB de Ijuí
terça-feira, 14 de março de 2023
Nota sobre o Mandato Coletivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário