A bancada gaúcha no 13º Congresso Nacional |
Segundo Renato, o grande índice de renovação do Comitê Central, que passa a ser composto por 125 membros, é significativo e mostra um PCdoB vivo. Ele ressaltou como ponto alto do Congresso, a resolução para o processo transição do atual presidente reeleito, com a indicação de que a deputada Luciana Santos, reeleita vice-presidente, assuma a Presidência do Partido no primeiro trimestre de 2015.
Ao analisar a participação no congresso, os delegados de Ijuí foram unânimes em ressaltar a unidade partidária e a necessidade de o país avançar rumo as mudanças, lema deste congresso. “Além das emoções que vivemos em reencontrar camaradas de todo o país e refirmarmos nossa convicção política, ficou claro que ao analisar estes 10 anos de governos progressistas o Partido acertou na leitura que fez de necessidade de compor os Governos Lula e Dilma e fazer parte dos avanços conquistados”, disse Júnior Piaia, Presidente do Partido em Ijuí.
Piaia destaca também que o PCdoB, no conjunto da sua militância, está convicto desta posição acertada e de que o caminho é o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto no congresso em 2009. “Temos unanimidade em torno do nosso projeto e também deixamos claro que entendemos que é preciso fortalecer o Partido a fim de ampliar e avançar ainda mais nestas mudanças”, concluiu.
Para a Vereadora e Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Rosane Simon, o congresso demonstrou claramente o prestígio do PCdoB no país. “A unidade interna e a organização vividas por nosso Partido ficaram visíveis neste congresso, refletidos no prestígio dado pelas forças presentes ao ato político realizado”, disse a Vereadora.
A Presidenta Dilma com o Presidente Naciuonal do PCdoB Renato Rebelo |
“Os congressos são momento de renovar as forças, certo que vamos avançar rumo a construção de uma sociedade justa e solidária. Nele temos contato com as mais distintas realidades da construção do partido em todo o país e dialogamos com camaradas de amplo conhecimento teórico e de muita bagagem na luta do povo. Isto nos enriquece, não só como militantes partidários, mas como indivíduos”, disse Ângelo Schiavo.
Ao encerrar oficialmente o 13º Congresso, Renato Rabelo afirmou que o Partido entra na década que marca o seu centenário cada vez mais forte e vinculado às lutas do povo brasileiro e comprometido com a luta “pelo avanço civilizacional que é a transição para o socialismo”.
Seis gaúchos compõe o Comitê Central (Nacional) do PCdoB. A Secretaria Estadual de Turismo, Abgail Pereira, Adalberto Frasson, o Deputado Federal Assis Mello, a pré-candidata ao Senado do Partido Emília Fernandes, o ex-secretario de Meio Ambiente Fernando Niedsberg e a Presidenta Estadual e Deputada Federal Manuela D’Avila. Manuela comporá também a Comissão Política Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário