Agenor Castoldi, Jonas Deckmann e Luciana Pereira formaram a Comissão Eleitoral |
No inicio dos trabalhos, o Presidente em gestão, Ângelo Schiavo, dissolveu o atual Comitê Municipal e colocou em votação a eleição da Vereadora Rosane Simon para presidir a Conferência e da militante Letícia Borges para secretariar. Em seguida foi indicada a comissão eleitoral composta por Agenor Castoldi, Jonas Deckmann e Luciana Pereira. Representando a Comissão Eleitoral, Agenor Castoldi fez um informe do processo de votação para os membros do novo Comitê apresentando uma lista de 23 nomes debatidos e indicado pela atual direção.
Vereadora Rosane Simon presidiu a conferência |
Entregues as cédulas e aberta a votação, Rosane Simon apresentou um resumo das Teses para o 13º Congresso Nacional, convidando a mesa Junior Carlos Piaia. “Estes 10 anos de um governo avançado, progressista, em que o Brasil foi presidido por um trabalhador e por uma mulher, nós mostramos para o mundo a capacidade do nosso povo para construir dias melhores. Nós do PCdoB tivemos força e lucidez para contribuir e estar junto destes governos e fazer parte destes avanços e conquistas e nos desafiamos para neste próximo período, ampliar estas conquistas e avanços em nossa sociedade”, disse a Vereadora.
Em sua fala, Júnior Carlos Piaia sublinhou a importância das conferências para a luta política. “Este é um momento importante da vida brasileira e também da vida partidária. Nós do PCdoB temos como guia para esta discussão as nossas teses e não há outro partido no Brasil com um documento desta envergadura e profundidade para debater a nação, propondo uma agenda e um projeto ousado de avançar nas mudanças necessárias para garantir no futuro mais desenvolvimento, soberania, paz e qualidade de vida para o nosso povo”.
Para Ângelo Schiavo, o momento é de ampliar a luta e a disputa por um governo popular. “Apesar de termos contribuído nestes 10 anos com os governos de Lula e Dilma e de termos garantido muitos avanços sociais, econômico s políticos em nosso país, precisamos ter a consciência de que estes governos não são do PCdoB. Foram governos em constante disputa entre aqueles que quiseram avançar, como nós, e os que querem retroceder e impedir, barrar as conquistas para o nosso povo. Nós queremos aprofundar as mudanças e temos que avançar na perspectiva de um governo mais popular”, concluiu, abrindo espaço para a intervenção do plenário.
Após as intervenções, Ângelo Schiavo apresentou uma avaliação do mandato do Comitê no período de 2011/13, ressaltando as ações do partido. O documento aprovado pela conferência, destacou o protagonismo do PCdoB nas eleições municipais. “Destacamos nesse período a consolidação de novas lideranças, que renovam a cada dia a força de nossa luta por um mundo mais justo, por um mundo socialista. Atuamos com destaque nas eleições municipais, tendo nosso camarada Júnior Piaia como candidato a prefeito em uma coligação ampla e plural. Tivemos a maior chapa de candidatos a vereador em nossa história, que atuaram de maneira qualificada, propondo debates que contribuem com o desenvolvimento do nosso município”.
Junior Piaia é eleito Presidente e novo Comitê é marcado por avanços e renovação
Eleito na Conferência, o Cômite Municipal do PCdoB de Ijuí, de 23 integrantes, passa a ser composto por Adriano Schröer, Agenor Castoldi, Alison Legonde, Ângelo Schivo, Cleusa Moraes, Fábio Mariani, Israel Rocha, Ítalo Drago, Jonas Deckmann, Junior Piaia, Lúcia Crescente, Luciana Pereira, Luciano Scheer, Luiz Bauer, Luiz Etevaldo, Marcelo Saldanha, Marcos Prestes, Ricardo Pittas, Rosane Simon, Taciana Ribas, Tamirez Okaseski, Teresinha Castoldi e Teresinha Mendonça.
“Tivemos uma renovação de 39% e avançamos na questão de gênero, aumentando a participação das mulheres em uma integrante, com relação ao comitê anterior. Mais importante que isto, avançamos na representatividade na medida em que ampliamos a participação da juventude, do movimento sindical, de bairros e também de Camaradas que foram testados nas urnas na última eleição e que dão significativa representatividade ao Partido”, explicou Ângelo Schiavo.
A escolha de Júnior Piaia para Presidente, consenso na conferência, é decorrência da reflexão do PCdoB quanto ao momento político. Além do 13º Congresso Nacional e do debate sobre a participação do PCdoB nos governos, os desafios do pleito eleitoral no próximo ano requer quadros experientes.
Junior Piaia, por aclamação, eleito Presidente do Partido |
Avaliação atuação direção partidária no período de 2011 a 2013.
A direção do PCdoB de Ijuí, que iniciou seu mandato em setembro de 2011 foi responsável por conduzir as ações partidárias até esta conferência.
Neste período, realizamos nossa autocrítica, revisamos nossa atuação no cenário político do município e no curso histórico de nossa luta. Quando olhamos para trás, nos deparamos com acertos e com insuficiências, resultado do acumulo do coletivo partidário. Podemos visualizar com uma maior nitidez nossa ousadia, pois mesmo não sendo um partido que conta com grande quantidade de filiados e militantes, nos colocamos sempre como uma força política importante no cenário local.
Destacamos nesse período a consolidação de novas lideranças, que renovam a cada dia a força de nossa luta por um mundo mais justo, por um mundo socialista. Atuamos com destaque nas eleições municipais, tendo nosso camarada Júnior Piaia como candidato a prefeito em uma coligação ampla e plural. Tivemos a maior chapa de candidatos a vereador em nossa história, que atuaram de maneira qualificada, propondo debates que contribuem com o desenvolvimento do nosso município.
Foi no período eleitoral que atingimos nossa maior capacidade de mobilização, um movimento natural, tivemos camaradas envolvidos em todos os espaços da campanha, podemos afirmar, sem medo de cometer erros, que o PCdoB liderou nossa coligação neste ultimo processo eleitoral.
Consolidou-se um núcleo executivo coeso e plural, onde o debate de ideias foi feito com respeito a opinião de todos e o resultado sempre foi uma ação única.
Continuamos com dificuldades nas questões organizativas, não conseguimos dar organicidade as reuniões de bases e no ultimo período, tivemos dificuldades em reunir o pleno do nosso comitê. A mobilização é cada vez menor, é o grande desafio para o próximo comitê partidário. Sofremos nesse período com o deslocamento de quadros formados em nosso município para cumprir tarefas partidárias junto a direção estadual.
Pouco avançou nossa atuação nos movimentos sociais, mantemos um núcleo sindical junto aos comerciários, além de contar com camaradas na direção do sindicato dos eletricitários e no SIMPRO Noroeste, e mais recentemente na presidência do núcleo local da Associação Brasileira de Odontologia. Não conseguimos avançar junto ao movimento popular de bairros devido a grande influencia que este sofre do executivo municipal. Participamos com destaque dos fóruns ambientais, como a AIPAN e a Agenda 21.
Na juventude, retomamos a organização da UJS, ainda muito tímida, mas que conta com camaradas comprometidos com a luta da juventude, o que nos coloca em um novo patamar na disputa dessa camada da sociedade.
Tivemos ousadia em nossas ações, formamos uma escola de formação local que realizou diversos Cursos do Programa Socialista, não só em Ijuí, mas levamos este debate para os municípios de Tupanciretã e Braga, fortalecendo a consciência revolucionária na região. Realizamos um curso de nível 01, onde nos desafiamos a dar aulas de Filosofia, Economia, Estado e Classes Sociais, Socialismo, Partido e Emancipação das Mulheres. Fomos o único município gaúcho a realizar a conferência do partido sobre meio ambiente.
Destaca-se a secretária de comunicação, que além de manter os espaços de comunicação virtual, realiza apresentações de vídeos e documentários que ilustram temas importantes para o decorrer de nossa luta. Ousadia em manter uma secretária executiva na sede do nosso comitê, realizando tarefas importantes e mantendo nossa sede como um espaço de encontro dos camaradas de Ijuí. Esta e outras ações são possíveis graças ao trabalho da secretária de finanças e a compreensão dos nossos camaradas da necessidade de ajudar a manter um partido de vanguarda.
Tenho certeza, que avançamos nestes últimos dois anos, talvez não o quanto quisesse ou até podíamos, mas o comitê municipal do PCdoB encerra seu mandato com a certeza de que contribuiu com transformação da sociedade.