Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon
A vereadora Rosane Simon solicitou à mesa para que a Presidenta do Sindicato dos Professores Municipais (APMI), Adriana Noronha, fosse convidada para uma sessão plenária com o objetivo de buscar soluções para demandas da categoria e de todo o funcionalismo. Numa entrevista concedida a Rádio Repórter, Adriana Noronha fez duras críticas ao Prefeito Fioravante Ballin e também ao legislativo.
Matéria da página da rádio |
Críticas ao legislativo
Na mesma entrevista, Adriana Noronha criticou o legislativo, “por aprovar leis sem saber o que está se passando e no fim são os servidores que acabam prejudicados”. Sugeriu aos vereadores de oposição, que façam reflexão e assumam o processo de reestruturação, “não somente posicionando-se simplesmente contra determinado projeto”.
“As questões levantadas pela representante dos professores municipais são importantes e nós temos debatido e apontado estes problemas desde o nosso primeiro mandato. Temos que aglutinar forças, aproveitando que os serviçais das escolas também estão mobilizados por melhores condições de trabalho e salário, para exigir do governo municipal ações concretas”, disse Rosane Simon.
Sobre as críticas da Presidenta da APMI ao legislativo, a vereadora disse ter absoluta certeza que a bancada de oposição é parceira dos professores. “Propus chamar a Presidenta do Sindicato para que possamo ouvi-la e inciarmos um trabalho de formulação de propostas. Mas penso que a verdadeira reflexão deve ser feita pelo Prefeito Ballin e pela bancada do governo que tem maioria na casa. Se projetos são aprovados ou rejeitados no legislativo de Ijuí e por vontade e força da bancada governista”, concluiu a Vereadora Rosane Simon.
Agenda 21 tem projeto de educação ambiental tramitando a mais de 1 ano no executivo
Referindo-se a falas de outros vereadores sobre o problema da coleta e destinação do lixo na cidade, Rosane Simon lembrou que existem entidades que tem projetos para ajudar o Executivo nesta e em outras tarefas e citou projeto de educação ambiental da Agenda 21 local, aprovado pelo Conselho de Municipal de Meio Ambiente e que tramita a mais de um ano no Executivo. “Existem possibilidades de reduzirmos a quantidade de lixo que produzimos e é exatamente este o foco deste projeto. Muito do que a prefeitura gasta com a destinação do lixo é para transportar água”.
A pedido do Fórum da Agenda 21, Rosane Simon vai interceder junto ao Prefeito para que o projeto seja encaminhado e aprovado o mais breve possível. “É um projeto importante e que está demorando muito para chegar ao legislativo. Uma proposta como esta de fazer educação ambiental aproveitando os saberes da escolas é fundamental. Com educação ambiental, ensinando as novas gerações a reduzir o consumo, a separar e reaproveitar o que pode ser reaproveitado diminuindo o que é depositado e transportado aos aterros”.
Rosane Simon lembrou outro exemplo de entidade parceira, na área da saúde, que precisa de recursos e citou a Casa AMA. “São pessoas, profissionais da área da saúde, que se dispõem ao trabalho voluntário na defesa do SUS e na ação concreta na questão da saúde mental e da qualidade de vida de quem passa por estes problemas”.
A Vereadora explicou que a entidade tinha convênio com a prefeitura, mas que este foi paralisado por falta de renovação. “Fazem dois anos que esta entidade não recebe recurso por não terem encaminhado a renovação do mesmo. Mas penso que, uma entidade que realiza um trabalho importante, sendo parceira da comunidade pode receber mais atenção a fim de darmos sequência ao projeto que desenvolve”.
Iluminação pública no interior, condição das ruas e FIES
Várias críticas foram feitas, inclusive pelo Vereador Darci Pretto, representante da bancada governista, a manutenção da ruas na cidade, algumas em pésimas condições. “Algumas ruas, principalmente aquelas utilizadas pelos ônibus que fazem o transporte público estão muito ruins. Já fiz três ou quatro encaminhamentos mas existem muitas demandas e entendo que é necessário o governo construir uma agenda de prioridades nesta questão”, solicitou a Vereadora.
Rosane Simon também refez pedido encaminhado pelo seu suplente, Ricardo Pittas, quanto a iluminação pública no interior lembrando que na Vila Floresta o problema foi resolvido, mas há outras localidades como o Barreiro, Vila Santana e Alto da União que também passam pelo mesmo problema e solicitou que a questão fosse resolvida.
Rosane falou ainda sobre o desarquivamento da comissão especial externa criada em 2009 que trata dos problemas enfrentados pelos estudante com o financiamento estudantil. “Esta comissão estava arquivada e creio que de forma alguma atrapalha os trabalhos do legislativo. Estamos encaminhando o relatório final mostrando que este foi um debate importante e que trouxe resultados”, garantiu a vereadora. Ela citou como exemplo os avanços na ampliação do acesso à educação universitária pública e também ao crédito, com melhores condições. “Mesmo assim ainda temos que avançar muito na área da educação, em todos os níveis”, concluiu.
Pedido de Informação, requerimentos e votos de pesar
A pedido de todas as bancadas foi encaminhado convite ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí para que receba homenagem do legislativo em comemoração aos seus 50 anos. A Vereadora Rosane Simon solicitou que o convite se estendesse à FETAG, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura que também comemora 50 anos neste mês.
Rosane Simon realizou também pedido de informação solicitando o memorial descritivo e o projeto de construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está em construção na Av. Getúlio Vargas, esquina com a Rua Goiás e encaminhou voto de pesar pelo falecimento dos senhores Ervino Atkinson e Manoel Enedir de Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário