Resumo da Sessão Legislativa. 13 de maio de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas
Situação das obras do Imeab, Cemitério Jardim e passeios públicos foram debatidos nesta segunda-feira
Utilizando o pequeno expediente o vereador Ricardo Pittas relatou visita que realizou ao IMEAB, juntamente com os vereadores Rubem Jagmin e Andrei Cossetin (PP). “Fomos conhecer as obras de reforma do educandário e encontramos uma situação lamentável, o que nos entristeceu”. O Vereador relatou algumas falhas na execução da obras. Um pedido de informação será encaminhado ao Executivo para investigar se existem falhas na execução e na fiscalização.
Pittas ainda respondeu às declarações do Senhor Prefeito Municipal que em duas entrevistas à emissoras de rádio disse que os vereadores teriam invadido o IMEAB e não teriam se apresentado à Diretora da escola. “Em nenhum momento invadimos o local, como foi alegado. Nos apresentamos e realizamos o nosso dever com os cidadãos desta cidade que é o de fiscalizar, respeitando as instituições”, afirmou.
Pittas também encaminhou requerimentos e pedidos de indicação com relação aos passeios públicos e os cemitérios do município. “Trouxe fotos pra que posam ver a situação do Cemitério Jardim, que não tem calçadas. Existem construções onde deveriam ter apenas lápides. Coxilha de campo. Não há passeio”, constatou.
A situação do Cemitério Principal não é muito diferente, as ruas de acesso estão sem calçamento. “Como o executivo pode exigir que o cidadão respeite as leis, como a das calçadas, se o próprio executivo não cumpre as leis do município? Há diversos prédios com preoblemas de licenciamento que deveriam ser fechados, devido ao fato de não possuírem alvará”.
Ricardo Pittas ainda retomou o debate sobre a iluminação pública no interior. “O problema é que o Demei diz que a culpa é da Prefeitura. E ficam nesse jogo de empurra - empurra. O Projeto que o prefeito disse que viria não veio. Espero que durante o meu perído na Câmara tenha a satisfação de encontrar os postes com iluminação no interior”, disse.
Acusações
A bancada da situação por dois momentos, através dos vereadores Darci Pretto e Rosana Tenroller, criticaram a atuação de Ricardo Pittas, com acusações a sua pessoa e aos fatos envolvendo o PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A Vereadora Rosana Tenrroler chegou a atacar o Governo do seu próprio partido, através de acusações ao PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente, dizendo que o PCdoB constrange o Governador Tarso Genro.
Categórico, Ricardo Pittas rebateu as acusações lendo notícia veiculada na mesma tarde em que o Governor Tarso Genro anunciou a posse de Neio Lúcio Pereira, do PCdoB, como novo Secretário de Meio Ambiente. “Isso mostra que o partido tem a confiança do Governador. Sempre defendemos que tudo seja apurado e que os responsáveis sejam punidos. Saímos fortalecidos desse processo e continuamos esperando as investigações”.
Projeto que cria o dia municipal de combate a homofobia está parado nas comissões
A vereadora licenciada Rosane Simon (PCdoB) e o Vereador Ricardo Pittas, entregaram recurso ao presidente do legislativo para que o projeto que Institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia – processo nº 201/2013, fosse incluído na Ordem do Dia na Sessão. O projeto esta parada nas comissões da casa no entendimento de que a autora do projeto, a vereadora Rosane Simon, estaria ausente.
“Temos a plena convicção de que o projeto está parado nas comissões porque os vereadores não querem que ele vá a plenário evitando expressarem suas opiniões com relação a este tema que é polêmico, mas que precisa ser debatido pela sociedade”, explicou Rosane.
Para o PCdoB, as justificativas que os demais vereadores estão usam para atrasar a apreciação da matéria não tem base regimental pois todos os prazos já foram cumpridos e mais sete vereadores assinaram a proposição, como co-autores, podendo assim defender o projeto em plenário. Além disso, a vereadora está representada por seu suplente, vereador Ricardo Pittas (PCdoB).
Em resposta ao recurso o presidente da Câmara, Valmir Seifert afirmou que não houve assinaturas suficientes nos pareceres das comissões e por este motivo o projeto não foi à pauta. “Esperamos que o projeto seja votado na próxima semana e que o debate seja estabelecido em plenário, as claras. Não há porque este debate ocorrer em quatro paredes. Sabemos que há pressão de alguns setores da sociedade contra a questão, mas não há relação deste projeto com questões morais ou religiosas. Esta proposta combate a discriminação e a violência e são bandeiras de luta de uma sociedade justa”, concluiu Rosane Simon.
Equipe Drones participa da Sessão
Divulgando o esporte pouco conhecido no estado e país, mas em ascensão, esteve presente na Câmara de Vereadores na noite de ontem (13) o presidente e treinador da Equipe Drones de futebol americano de Ijuí Reinaldo Soares. A equipe tem 9 meses de atuação em Ijuí e conta com 57 atletas. A Federação de Futebol Americano, em que o time está cadastrado, tendo estatuto e documentação exige que o nome tenha ligação com o município em que atua. “Por isso escolhemos o nome Drones, zangões em inglês, pois tem relação ao título de Colmeia do Trabalho que Ijuí carrega”, explica Reinaldo.
Para Soares o esporte é bem eclético, para todos os tipos físicos e incluindo aqueles que não se adaptavam a outras práticas físicas. Ele ainda ressaltou que a Equipe tem por finalidade o desenvolvimento do Esporte Amador sem nenhuma discriminação. “Entramos no campeonato gaúcho para adquirir experiência. Já temos Seleção brasileira de futebol americano, e será realizado primeiro campeonato mundial, mostrando a ascensão deste esporte que estamos divulgando”, comenta.
O vereador Ricardo Pittas (PCdoB) parabenizou a equipe em nome do seu partido. “Muito me alegra ver estes jovens e pioneiros em um esporte difícil. Porque aquele movimento que se tem de fazer com a bola, arremessando-a em espiral, para mim parece impossível”, brincou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário