A Câmara de Vereadores de Ijuí realizou nesta quarta-feira (12) uma Sessão Solene em comemoração ao dia do idoso. A sessão é realizada sempre próxima a data de 27 de setembro, dia do idoso, mas neste ano aconteceu em dezembro devido ao período eleitoral. Pela proposição, cada vereador indica um representante para ser o “Vereador idoso por um dia”. O homenageado deste ano pelo PCdoB foi o camarada Israel Fernandes da Rocha.
Como de costume, a sessão legislativa foi aberta pelo presidente Sr. Guido Basso, que passou a palavra ao prefeito municipal, Fioravante Batista Ballin. Em seguida o vereador Gladimir Ribeiro, autor da proposta realizou a sua fala, homenageando o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido recentemente, a quem definiu como um incansável defensor da igualdade e da vida.
Em seguida cada um dos indicados fez a sua manifestação, a grande maioria baseada em revindicações colhidas em seus bairros e na comunidade. Não divergindo muito do recente debate eleitoral, as demandas apresentadas foram por melhorias nas estradas do interior e no atendimento a saúde e investimentos na agricultura, esporte e lazer, cultura, áreas verdes e investimentos em acessibilidade para idosos e deficientes.
Comparecendo a sessão, foi homenageada a Senhora Sebastiana Vieira, de 107 anos, a pessoa mais idosa do município.
A humanidade precisa de diálogo
Israel Fernandes da Rocha (81), é um dos pioneiros do Partido em Ijuí e sua manifestação emocionou os camaradas presentes com a mesma simplicidade, contundência e dignidade, que sempre demonstrou nas reuniões como ativo militante. Ele também iniciou saudando a memória do arquiteto Oscar Niemeyer, lembrando de sua militância comunista e da admiração e respeito que tinha de todos os povos do mundo. “Dizia-se o arquiteto das curvas, inspirado nas montanhas, nos rios e no corpo da mulher amada”.
Profundo nas sua colocações, optou por fazer uma análise de conjuntura em que indignado critica um mundo que perde a dignidade e a solidariedade. “Hoje nos vivemos a barbárie da humanidade e para verificarmos isso, basta olharmos para a situação da Europa que já foi rica e onde hoje só os ricos vivem bem. Seja na Europa, em Nova Iorque ou em Tel Aviv, trabalhadores estão vivendo nas ruas ou dentro de automóveis”.
Solidário e humano, conclamou os presentes para a participação cidadã. “Não podemos ser omissos porque hoje tudo está interligado e quando o ser humano perde o rumo e o respeito, o amor desaparece. Nós queremos dias melhores para todos e temos que construir isso, senão a vida não tem sentido”. Batalhador de defensor da saúde pública, relatou sua experiência no conselho de usuário do SUS em seu bairro e novamente conclamou o controle social, contra os interesses econômicos no setor da saúde. “Este governo está incentivando a participação da sociedade e este é o caminho. Uma sociedade participativa e o povo lutando pela sua própria dignidade”.
Criticou duramente o sistema capitalista ao qual taxou de moribundo. “Nossa luta é pela vida e este sistema não tem compromisso com a vida, só com o lucro”. No ponto alto de sua fala, lembrou de sua origem camponesa e da solidariedade que compartilhou neste período de sua vida. “Naquela época todos se ajudavam, seja para plantar, colher ou num momento difícil de uma doença. Mas hoje o mundo desaba em cima de nós e destrói tudo isso e é por isso que defendo o diálogo. A humanidade precisa de diálogo. Que todos participem e assumam responsabilidades na sociedade porque é assim que vamos possibilitar o desenvolvimento social”, conclui.
Agenor Castoldi, camarada que conhece milita conjuntamente com Israel Rocha desde os tempos da ditadura, comemorou a oportunidade de o legislativo homenagear os idosos que participaram desta sessão. “Mas principalmente ao Israel a homenagem é justa, pelo empenho com que se dedica ao comunismo e pela humanidade e solidariedade que ele sempre demonstra na vida”.
A vereadora Rosane Simon, lembrou que com este sistema eleitoral, dificilmente pessoas com o perfil de Israel Rocha chegam ao parlamento e que muito mais que uma homenagem ao idoso, esta foi uma oportunidade de ouvir uma pessoa de muita capacidade e compreensão do mundo, da política, da sociedade e da vida. “Nós do Partido temos muito orgulho do camarada Israel Rocha que com palavras simples e com uma profunda compreensão, passa ás pessoas o que é a nossa militância e as nossas ideias e nos engrandece e estimula com o seu exemplo”.