segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Conferências do PCdoB/RS e da capital reúnem 800 militantes
A conferencia conjunta do PCdoB/RS e de Porto Alegre realizou-se neste sábado (05) na capital do estado. O deputado estadual Raul Carrion foi eleito presidente estadual do Partido e Adalberto Frasson foi escolhido para estar à frente do PCdoB porto-alegrense. Mais de 700 delegados, entre eles 15 delegados de Ijuí, eleitos pelos comitês municipais de 142 cidades onde o PCdoB está presente, lotaram o auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O processo de votação das novas direções foi marcada por uma inovação, pela primeira vez os delegados usaram o sistema eletrônico de votação. Foram instalados 50 terminais de computador no saguão da Assembleia.
As conferências foram um marco para o partido, que está acumulando forças, ocupando espaços e se preparando para o grande embate que virá em 2012. As eleições municipais poderão projetar o PCdoB para um novo e inédito ciclo de crescimento com grande repercussão. Em vários municípios do estado o Partido desempenhará um papel protagonista no processo eleitoral. Em municípios como Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Bagé, Cruz Alta, Santa Rosa, Canoas, Novo Hamburgo e em Ijuí, onde o nome de Junior Piaia continua sendo um dos mais fortes para concorrer a prefeitura.
Todos Juntos por Porto Alegre
O dia iniciou com a conferência do PCdoB da capital. Com o lema “Todos Juntos por Porto Alegre”, ela foi fruto de mais de quatro meses de debates e reuniões em 70 bases organizadas em segmentos importantes da cidade, o que simboliza a disposição do partido de elaborar um novo projeto para Porto Alegre, que leve em consideração os anseios e propostas da população.
“Não há nada mais transformador do que resgatar em Porto Alegre a ideia de que não é justo uma cidade ser dividida em duas, que não é justo uma cidade com tanto potencial, com tanta gente capaz de construir soluções para os problemas ter tanta gente ainda vivendo em condições precárias nas nossas comunidades, que enfrentam todo o tipo de desigualdade social”, disse a Deputada Federal Manuela D'Avila.
O PCdoB da capital dobrou o seu número de filiados, passando em quatro meses de 2 mil para 5 mil filiados. Esse crescimento é creditado ao amadurecimento política do Partido, que reafirma a disposição de ser protagonista no campo eleitoral em 2012 e eleger Manuela prefeita de Porto Alegre. Como destaca a direção municipal do partido na capital, a política e a militância são a força para o Partido consolidar-se como alternativa política avançada e democrática.
Pacto democrático, democratização da mídia e os 90 anos do PCdoB
Um dos principais pronunciamentos da conferencia foi o do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. Ele defendeu a construção de um grande pacto político em defesa da democracia e em apoio a presidenta Dilma, que mostre que a agenda política do país é o desenvolvimento, a distribuição de renda, a democratização da sociedade e sua soberania. “É preciso envolver trabalhadores, empresários nacionalistas, empresários da produção, todos os setores da nossa inteligência, do povo para que tenhamos efetivamente uma política econômica, uma política macroeconômica desenvolvimentista que rompa com a ideia de que a estabilidade só é mantida com juros altos”, disse o dirigente comunista. Outro pacto defendido por Rabelo diz respeito ao monopólio da comunicação. “Para que também sejamos uma nação mais democrática, uma nação que seja respeitada pela sua democracia, precisamos enfrentar o monopólio da comunicação”.
Os ataques que o Partido vem sofrendo por parte dos setores conservadores dominaram os debates na parte da tarde. “Estes ataques vem do campo político conservador, reacionário, que não se conforma com o fato de um partido de esquerda, como o PCdoB, a um só tempo histórico e renovado, ser uma legenda que cresce e se fortalece na sociedade brasileira”, disse Renato Rabelo. “Uma grande armação foi feita contra o nosso ministro Orlando Silva para atacar o PCdoB, contudo, essas forças conservadoras foram surpreendidas pelo poder de reação do nosso partido. Essa é a trajetória do PCdoB: ele se forja diante dos ataques, das lutas maiores. Não é a toa que iremos completar 90 anos de história”.
Ato político encerra Conferências do PCdoB RS e da capital
Ao final das Conferências, um ato político reuniu lideranças de diversos partidos – PT, PR, PSB, PSD, PPL e PMDB. Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, falou da importância de Porto Alegre para o partido e para o país, e afirmou que a pré-candidatura de Manuela D'Ávila à prefeitura de Porto Alegre mostra o crescimento do PCdoB. “Somos um partido de 90 anos que nunca deixou de se renovar. Essa é nossa história, uma história de luta e de vitórias, de desafios”, afirmou.
O governador Tarso Genro falou do momento político do estado do RS e de Porto Alegre. “Já tivemos a experiência de 2008 e não foi boa. Em 2010 foi diferente. Por isso digo que, sem o apoio de PCdoB e PSB a esquerda não teria conquistado a vitória que conquistou ainda no primeiro turno. Em Porto Alegre, a esquerda não pode estar dividida como em 2008. Vamos trabalhar para que isso não aconteça, para que estejamos juntos”, declarou.
Ibsen Pinheiro falou da importância do exercício político e que todos os seus representantes, mesmo de partidos antagônicos, se aproximam na essência: a luta por uma sociedade melhor. Segundo ele, o pior agente do mundo político é aquele se diz apolítico e, assim sendo, não participa das decisões mais importantes e se exime da sua responsabilidade e da sua cidadania.
O vereador Airto Ferronato lembrou que PSB e PCdoB crescem de forma impressionante e sólida no estado e na capital. “Nós já estamos juntos em um projeto que quer uma nova Porto Alegre. E tenho a certeza de que não haverá um centro de convenções capaz de abrigar os encontros de PSB e PCdoB em 2012.
Também estiveram presentes Mari Peruzzo (PPL), Nelcir Tessaro (PSD), Nelson Proença, Emília Fernandes, Raul Pont (presidente estadual PT).
“O crescimento do PCdoB no RS nos mostra que os gaúchos querem mudanças. Ao elegemos Tarso ainda no primeiro turno comprovamos isso. Agora é importante que estejamos juntos nas principais cidades do RS”, defendeu Raul Carrion.
“Podemos fazer em Porto Alegre as mesmas transformações que estamos fazendo no RS e no Brasil. A unidade política, o combate ao conservadorismo, a vontade de termos uma Porto Alegre melhor e recolocada no cenário político mundial é nosso desafio e Manuela D'Ávila tem se mostrado e se consolidado como a melhor alternativa para que isso se concretize”, disse Adalberto Frasson, que por 15 anos esteve à frente do PCdoB estadual e agora assume o PCdoB de Porto Alegre, diante do desafio da eleição na capital.
Para o presidente do PCdoB em Ijuí, Ângelo Schiavo, a 16ª conferência do PCdoB no estado demostrou a força da unidade e do acumulo político do PCdoB. “Saímos fortalecidos com o debate interno e certos que estamos no caminho de construir um projeto de desenvolvimento para o Pais, para o Rio Grande e para nossa cidade. Em Ijuí vamos dar continuidade a construção de um programa para o município, um programa que tenha no norte o desenvolvimento, a participação e valorização dos cidadãos".
De Porto Alegre, Barbara Paiva
Fotos: Flávia Lima Moreira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário