O Comitê Municipal do PCdoB de Ijuí reuniu-se no último sábado para encaminhar a sua convenção municipal que irá eleger a nova direção do partido. Além deste encaminhamento, os militantes atualizaram o projeto político do PCdoB para Ijuí e estabeleceram diretrizes para ação organizativa do partido.
A reunião foi coordenada pelo presidente municipal Ângelo Schiavo. Ele lembrou que a última reunião do comitê havia aprovado um documento que resume o projeto político do partido mas que mesmo contendo linhas gerais, o projeto necessita constante atualização. Em seguida fez um relato do encontro que reuniu os vereadores da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Ijuí e os respectivos presidentes dos partidos que fazem oposição ao atual governo municipal. “Esta reunião, na realidade, é a única novidade em relação ao cenário passado. É um passo inicial para a formação de um bloco de oposição. Não há resultado concreto em relação a isso. Consideramos um possível Frentão um consenso muito difícil de ser atingido, mas estamos conversando, como estamos conversando com outros partidos também”, relatou Ângelo.
Sobre a conjuntura nacional, Ângelo relatou que o PCdoB tem uma opinião mais crítica ao atual governo, em especial quanto a questão econômica, centrada em juros altos que só privilegiam bancos e credores e também com relação a política de desindustrialização vigente no país, alvo de uma grande manifestação das centrais sindicais, realizada recentemente em São Paulo. Além disso o partido entende que é preciso acelerar as reformas fundamentais para a sociedade brasileira, como a reforma política.
No plano estadual, que é composto por uma conjuntura política parecida com a nacional, o PCdoB tem uma opinião diferente. O entendimento é de que o governo estadual avança e que o PCdoB tem boa interlocução e participação no governo, já que as secretárias Jussara Cony (Meio Ambiente) e Abgail Pereira (Turismo) dão resposta política e administrativa a gestão.
Ângelo voltou a ressaltar para os presentes que o projeto político prioritário do PCdoB no estado é a eleição da Deputada Manuela D'Avila à prefeitura da capital gaúcha e que este projeto busca fortalecer o campo da esquerda composto por PCdoB, PSB e PT, no atual governo do estado.
“Nós não somos ingênuos e temos condições de buscar alternativas políticas nesta eleição para o nosso partido”, disse a vereadora Rosane Simon sobre o futuro pleito municipal e a conjuntura eleitoral no estado. “Temos projeto político para a capital e temos projeto político para o município de Ijuí. Seguimos construindo alternativas para a nossa cidade focados também em eleger uma forte bancada de vereadores na próxima eleição”, completou.
Márcio Walter Albrecht Seibel, Secretário de Organização em Ijuí, fez um relato de recente encontro realizado em Porto Alegre sobre questões de partido e explicou as ações que o partido pretende implementar para retomar com mais força este processo de organização.
O debate sobre este tema foi bastante aprofundado, procurando dar ao presentes indicativos sobre os modos de organização em bases que agora estão mais flexíveis e podem acontecer copiando as formas de organização da própria sociedade e não somente em locais de trabalho ou atuação dos filiados.
No momento, um dos principais desafios para o PCdoB é organizar-se para crescer. “Queremos fazer com que as nossas bases partidárias voltem a funcionar e assim deem mais vida organizativa à nossa militância”, explicou Ângelo.
A Conferência Municipal do PCdoB está marcada para o dia 16 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário