quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Junior Piaia assumirá coordenação da Relação Política entre o PCdoB e o governo Tarso Genro

“Vou para Porto Alegre mas sou candidato a prefeito de Ijuí”. A frase era repetida em tom de brincadeira pelos filiados que compareceram ao Ativo Partidário realizado nesta terça-feira (21) na sede do PCdoB de Ijuí. A reunião foi marcada para atualizar os filiados quanto as conversações entre os partidos para o preenchimento de cargos ao governo do estado e também para comunicá-los da nova tarefa que Piaia cumpre a partir de janeiro. “Pela primeira vez na história do partido nós teremos projeção no espaço administrativo do estado. São duas importantes secretarias: a do Turismo e a do Meio Ambiente. Nosso compromisso é o de contribuir com o governo com o que temos de melhor e com o máximo de nossos esforço”, disse Piaia. A ida de Piaia a Porto Alegre reflete esta preocupação do partido, colocando seus melhores e mais experientes quadros na linha de frente.


Antes disso, porém, a reunião foi aberta pelo presidente do PCdoB em Ijuí, Ângelo Schiavo, que fez um breve relato sobre os últimos acontecimentos referente a composição regional para o governo. Ângelo expôs os motivos que levaram a Executiva Municipal a emitir uma nota sobre a questão. “Entendemos que as negociações estavam rumando para a acomodação das correntes petistas e da governabilidade, em detrimento dos partidos aliados. E em Ijuí, com uma certa relação fechada dentro da prefeitura”. A acomodação de correntes petistas se reflete na lista de nomes divulgada na imprensa onde PDT ocupa duas vagas, PCdoB e PTB uma e todo o resto são indicações do PT. Apesar do ocorrido, Ângelo reafirmou o compromisso incondicional do PCdoB com o governo Tarso e informou que as conversas prosseguem, com muita tranquilidade. “Construímos uma boa relação neste processo e nos reaproximamos do PT, abrindo canais de diálogo que estavam interrompidos desde as eleições de 2008. Certamente teremos avanços nesta questão”.

Ângelo também fez uma avaliação positiva do resultado das últimas eleições para o partido, na qual o PCdoB dobrou sua bancada federal. Elegeu o vereador e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias, Assis Melo e reelegeu a Deputada Federal Manuela D'Avila, campeã de votos no estado. A expressiva votação da candidata ao senado Abgail Pereira e a reeleição do Deputado Estadual Raul Carrion reforçam o resultado. “Além de atingirmos as metas que tínhamos antes das eleições, a expressiva votação da vereadora Rosane Simon na região consolida a sua liderança e a importância do PCdoB na cidade”, finalizou.

Em seguida a palavra foi aberta aos filiados. Luiz Etevaldo da Silva falou da repercussão que a indicação de seu nome para a Coordenadoria Pedagógica da Coordenadoria de educação teve. “As pessoas vem nos parabenizar, reconhecendo nosso trabalho pessoal e também o trabalho do partido. Além disso é uma oportunidade para dizer as pessoas, com muito orgulho, que sou do PCdoB”. Ricardo Pittas expressou a necessidade do partido ampliar as conversações iniciadas no município para o comitê estadual. “Acho que temos que acumular forças para que nós possamos estar bem representados neste governo”. Israel Rocha, um dos mais antigos militantes do partido em Ijuí, expressou sua indignação com a lista de nomes divulgada na imprensa e com a desproporcionalidade das indicações. “Contribuímos muito no processo eleitoral e temos muito a contribuir com este governo. Neste partido nós não sabemos caminhar de joelhos e a história nos mostra isso. É importante que o partido demonstre suas ideias”. Agenor Castoldi, outro militante histórico do partido, relembrou a importante participação do PCdoB no período de composição de uma frente de esquerda no estado. “Nosso candidato era o Beto Albuquerque. Construímos esta coligação aproximando PT, PCdoB e PSB e nosso papel foi fundamental neste processo”. Terezinha Castoldi, parabenizou a executiva pela nota divulgada. “Ela expressou o sentimento de cada um de nós quando demonstra nosso compromisso em qualificar o governo e de contribuir incondicionalmente com este projeto”. A vereadora Rosane Simon, comentando a nota, disse que o partido se expressou no momento certo. “Com isso a sociedade vai percebendo que o PCdoB não precisa estar ligado a cargos e que estamos sim, ligados a um projeto com o qual queremos contribuir com qualidade”.

Uma presença muito saudada nesta reunião foi a de Maurício Rocha, ex-presidente do partido e coordenador da última campanha de Piaia à prefeitura. Maurício está em Betim/MG onde é Secretario de Formação do PCdoB e também atua junto ao sindicato dos metalúrgicos daquela cidade, também com formação. Convidado a falar, Maurício expressou sua confiança no partido em Ijuí, por ver também que o partido se renova. “Vejo aqui muitos camaradas que eu não conheço, novos no partido. O PCdoB sempre foi ousado. Tenho certeza que com a experiência das nossas lideranças mais antigas junto dessa renovação, vamos nos afirmar nos espaços que estamos conquistando”.

Esta foi a última atividade partidária do PCdoB em 2010. “Nosso processo de tomada de decisões busca sempre ouvir nossos filiados. Tivemos uma reunião muito boa e produtiva para que no próximo ano, estejamos todos sintonizados nas nossas tarefas partidárias”, concluiu Ângelo Schiavo.

Quanto a Junior Piaia, sua tarefa inicia-se em janeiro, quando organiza o plano de trabalho para 2011. Piaia irá coordenar um Comitê de Acompanhamento do partido composto pelos deputados Assis Melo, Manuela D'Avila e Raul Carrion e seus respectivos chefes de gabinete, as secretárias de estado Jussara Cony (Meio Ambiente) e Abgail Pereira (Turismo), além do presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson. A sua responsabilidade como coordenador será a de institucionalizar a relação do partido com o governo Tarso Genro.

Além de ocupar a Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Piaia será também o Secretario Estadual de Organização do PCdoB. “Consolidamos um importante capital político em Ijuí que é reconhecido e valorizado pelo partido no estado. Quero ampliar meus conhecimentos e me preparar para este e para tantos outros desafios que virão”.

Afinal, 2012 está logo ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário