“E vocês podem ter certeza que essa guria que veio lá do interior de Augusto Pestana, da Boca da Picada, vai se empenhar muito para representar a nossa região na assembleia gaúcha”. Com esta frase, Rosane Simon terminava o seu discurso na festa de lançamento de sua candidatura, no CTG Piazito Carreteiro. Mas esse já é o final da história. As atividades do dia haviam começado bem antes com a chegada da Deputada Federal Manuela D'avila a Ijuí.
Eram pouco mais de 3 da tarde quando Rosane, Manuela e Junior Piaia fizeram uma caminhada no centro da cidade, visitando o comércio e conversando com as pessoas que por ali transitavam. “Olá, eu sou a Manuela!”, dizia a deputada ao entregar um panfleto de campanha. Alguns, incrédulos e surpresos, conferiam sua fisionomia com a foto do impresso. “Mas é você mesmo, eu sempre quis te conhecer!”, dizia uma senhora. Ainda no final da tarde todos se dirigiram a Cotrijui onde também fizeram panfletagem.
O grande momento porém, era mesmo a festa da noite. Cerca de 400 pessoas, entre militantes do PCdoB, amigos, simpatizantes e familiares da candidata estavam presentes. Além de Manuela D'avila, marcaram presença o Secretário Sindical do PCdoB/RS Clóvis Silva, representando a direção estadual do partido e muitos representantes de entidades da cidade, presidentes de bairro e o vereador Gladimir Ribeiro da Silva.
Ângelo Schiavo, presidente do partido em Ijuí, foi o primeiro a falar. “Não posso deixar de expressar a minha emoção em ver que nossa militância em Ijuí continua aguerrida e atuante. Agradeço a todos por novamente darem resposta ao nosso chamado para junto com nossos amigos aqui reunidos, enfrentarmos este desafio de eleger a Rosane Simon deputada estadual”.
“O PCdoB escolheu estar ao lado de Dilma, Tarso, Paim e Abgail. E junto com eles vamos eleger também Rosane Simon e Manuela D'avila. São muitas mulheres e temos a certeza de que a eleição destas mulheres, valorosas camaradas, significará uma vitória do povo brasileiro e do nosso partido”, disse Clóvis Silva.
Manuela D'avila expressou sua alegria de estar em Ijuí “Eu e a Rosane não queremos nos eleger para ir a Câmara Federal ou a Assembleia para fazer oposição a um presidente ou governador que não gera emprego. Queremos estar lá para continuar e acelerar este processo de mudança que vive o país, promovido por Lula, e que terá continuidade com a eleição de Dilma presidente. Sinto-me muito bem aqui em Ijuí porque o povo desta cidade sempre nos deu uma expressiva votação e tenho certeza que dessa vez não será diferente”.
Por fim, falou Rosane Simon. Sem disfarçar um certo nervosismo, causado pela emoção de uma noite festiva com a presença de muitos amigos, agradeceu a todos pela presença. “É muito bom ver a presença de tantos amigos e carregar esta energia para a campanha. Uma campanha que defende um projeto de desenvolvimento para o país. Peço a ajuda de cada um de vocês para que eu possa chegar a assembleia onde vamos ampliar a defesa do povo trabalhador e buscar trazer para nossa região mais desenvolvimento e oportunidades”.