segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Junior Piaia e Rosane Simon são reconduzidos a Executiva Estadual do PCdoB. Ângelo Schiavo é a novidade.
Em meio a alegria da escolha do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas de 2010 e a profunda tristeza pela morte da cantora argentina Mercedes Sosa, uma lutadora pelos povos de “Nuestra América”, se deu neste último final de semana (03 e 04), no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, o 15º Congresso Estadual do PCdoB. O evento foi marcado por ser o maior da história do partido no Rio Grande do Sul e pela grande presença de autoridades e representantes de outras siglas, o que para os organizadores representa o crescimento e a importância do partido no estado. “Este foi um encontro histórico. Importantíssimo na vida partidária e para a consolidação dos nossos objetivos e lutas políticas. Foi também importante para o desenvolvimento do nosso debate. Muito positivo pela mobilização e pela disposição que todos mostraram em concretizar os projetos do PCdoB para o estado e o país”, disse Junior Piaia.
A mesa de abertura no sábado pela manhã foi formada pelo presidente estadual do partido Adalberto Frasson. Representava o PT, o seu presidente estadual, o ex-governador Olívio Dutra, o PSB também pelo seu presidente estadual, Caleb de Oliveira e pelo deputado estadual Miki Breier e pelo PDT o deputado federal Vieira da Cunha, além de representantes de movimentos sociais e sindicatos. Pelo PCdoB, compunham a mesa os deputados Raul Carrion e Manuela D'Avila, a presidente do Grupo Hospitalar Conceição Jussara Cony, além de Junior Piaia, a vice-prefeita de Santa Rosa Sandra Padilha, a vereadora Rosane Simon, representando a UBM, e os vereadores Juliano Rosso (Passo Fundo) e Assis Melo (Caxias).
A manhã de abertura dos trabalhos teve dois grandes momentos. O primeiro foi o anúncio da filiação no partido do medalhista olímpico da seleção brasileira de vôlei Paulão e logo na seqüência o ato político em homenagem a João Carlos Haas Sobrinho, gaúcho, militante estudantil, morto na guerrilha do Araguaia. João Carlos foi homenageado cedendo seu o nome para este 15º Congresso Estadual e também com uma placa, entregue para as suas irmãs. A manhã encerrou-se com a apresentação da proposta do Novo Programa Socialista para o Brasil, pelo membro do comitê central Dilermando Toni. A grande presença da tarde foi a do deputado federal Beto Albuquerque que em meio a sua fala foi interrompido algumas vezes pela platéia que o saudava gritando: “Governador!”. “Vão espalhando que esta idéia está pegando”, dizia ele. Após a fala do Deputado Beto Albuquerque os trabalhos tiveram prosseguimento para ouvir a militância sobre as teses e para a apresentação da resolução política do 12º Congresso Nacional. No domingo teve início o processo eleitoral, com a apresentação da proposta do novo comitê estadual e a lista para os delegados representantes do Rio Grande do Sul no 12º Congresso Nacional. A grande presença da manhã foi do prefeito de Canoas Jairo Jorge (PT), que fez um relato sobre o trabalho em conjunto e a boa e importante relação que existe dentro de seu governo com PCdoB, que faz parte da administração de Canoas. Ainda pela manhã foi apresentado um balanço da atuação do partido no estado.
A tarde foram colocadas em debate a propostas de nomes e o balanço da atuação do partido e posterior apresentação da cédula eleitoral, dando início ao processo de votação. Os deputados Raul Carrion e Manuela D'Avila foram homenageados pelos presentes pelos 40 anos e 10 anos de militância política, respectivamente. Ainda nesta tarde, alguns integrantes do movimento Hip-Hop do estado se filiaram ao partido, tendo suas filiações homologadas pelos deputados. Para Rosane Simon, o congresso foi um momento de grande alegria. “Além de apresentar contribuições importantes no plano político e estratégico para a nossa luta, sempre do lado do povo brasileiro, também tivemos momentos de muita emoção nas homenagens feitas e de muita alegria. Tenho muito orgulho em ser membro do PCdoB”.
Rosane Simon e Junior Piaia foram reconduzidos ao comitê estadual, tendo como novidade a indicação de Ângelo Schiavo, presidente do partido em Ijuí. “Apresentamos e discutimos um novo programa de desenvolvimento nacional, que fortaleça a nação brasileira e nos aproxime de uma sociedade mais justa. Além disso, tivemos uma resposta clara a nova política de quadros, quando observamos que o comitê estadual se renova. O PCdoB reforça seu caráter socialista, de protagonista da luta do povo brasileiro”, disse Ângelo. Rosane, Piaia e Ângelo também foram eleitos como delegados para o congresso nacional, com o acréscimo da camarada de Ijuí, Lúcia Otoneli Crescente. Dos 37 delegados eleitos para o congresso nacional, quatro são de Ijuí, o que demonstra a representatividade do PCdoB de Ijuí no estado.
Como na eleição para o comitê municipal, a renovação no estadual foi de 40%, evidenciando uma grande vitalidade nos quadros partidários. Adalberto Frasson foi reconduzido a presidência no estado tendo como vice-presidente Carlos Fernando, presidente do partido em Porto Alegre. A conferência nacional se realiza entre os dias 5 e 8 de novembro no Anhembi, em São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma grande Conferência, sem dúvidas.
ResponderExcluirEstão de parabéns os nossos camaradas que fazem parte da DE do Partido!
Socialismo é "Trabalho, Pão e Festa..."
ResponderExcluirGrande conferência
Reconheço no camarada Ângelo um importante quadro do Partido Comunista do Brasil e sua indicação para o Comitê Estadual confirma suas capacidades de contribuição ao coletivo, não só do contingente partidário, mas à toda sociedade que o discurso e a ação comunistas alcançam. Receba, camarada, meu reconhecimento e apoio, além, obviamente, de toda solidariedade humana que te devo como retribuição pela pessoa amiga que és. Parabéns!
ResponderExcluir