O diretório municipal do PCdoB de Ijuí, eleito na convenção municipal do último dia 12, reuniu-se pela segunda vez após a eleição neste sábado (19), para formalizar a escolha de Ângelo Schiavo como presidente do partido e também para eleger as comissões política e executiva dentre os 23 membros do diretório.
Na reunião esteve presente o presidente estadual do partido Adalberto Frasson, de passagem por Ijuí vindo da convenção de Santa Rosa e deslocando-se à Cruz Alta, também para participar da convenção naquele município.
A reunião foi aberta por Ângelo Schiavo, que expôs a pauta da reunião. Logo após tomou a palavra Adalberto Frasson, que atualizou os presentes quanto a conjuntura nacional e estadual para as próximas eleições, reforçando alguns temas presentes nas teses do partido para o 12º Congresso Nacional. “Somos um partido que acredita no Brasil. Vivemos um momento privilegiado em nossa luta para criar as condições necessárias para a transição ao socialismo, neste momento de grandes desafios e perspectivas em meio a crise capitalista. Nosso debate não será em torno de nomes, mas em torno de um projeto que defenda um acordo entre o empresário produtivo e os trabalhadores para dar prosseguimento e aprofundar os avanços dos últimos anos”, disse.
A seguir, Roberto Macagnam lembrou que o Brasil não pode retroceder, fazendo referência principalmente a ação do governo Lula na economia: “a intervenção do estado foi fundamental para o Brasil suportar e superar a crise”.
Após estas explanações, Adalberto Frassom pediu licença a todos para se deslocar a convenção de Cruz Alta e Ângelo deu prosseguimento a pauta do dia, iniciando o debate para a escolha da comissão política e da comissão executiva. No PCdoB, a comissão política é a responsável por definir a política de atuação e a comissão executiva é a responsável por implementar esta política.
Para a comissão política, composta por 11 nomes, foram escolhidos:
Adriano Schröer, Agenor Castoldi, Ângelo Schiavo, Junior Piaia, Lucia Crescente, Luis Goulart, Luiz Bauer, Nelson de Lima, Roberto Macagnan, Rosane Simon e Teresinha Castoldi
E a comissão executiva, composta por cinco nomes, tem a seguinte formação:
Presidente: Ângelo Schiavo
Vice-presidente: Lúcia Crescente
Secretaria Organização e formação: Junior Piaia
Secretaria de Finanças: Luis Goulart
Coordenação de Bancada: Rosane Simon
Após a eleição destas duas comissões, encaminhou-se uma agenda de atuação e foi definida uma data para as reuniões do diretório, que será sempre no terceiro sábado dos meses impares, sendo a próxima reunião no dia 21 de novembro.
Veja os demais secretários:
Secretaria Sindical: Nelson de Lima
Secretaria de Comunicação: Adriano Schröer
Secretaria de Juventude: Ângelo Schiavo
Secretaria de Movimentos Sociais (comunitário): Luiz Bauer
Secretaria de Assuntos Institucionais: Agenor Castoldi
A ALGUMA AGENDA PARA O FILIADO QUE NÃO PARTICIPA DA DIREÇÃO?
ResponderExcluirCamarada,
ResponderExcluirO diferencial do partido comunista é sua organicidade, ou seja, a militância em constante atuação. Esse é um grande desafio para o diretório eleito, manter os filiados e militantes com tarefas que contribuam com a luta para a construção de uma nova sociedade. Nesse sentido, respeitando as instancias partidárias e ampliando os fóruns de discussões e deliberações entre o Diretório e os filiados, é que estamos organizando uma estrutura de secretarias que estão em consonância com o projeto do partido aqui em Ijuí, estas secretárias devem pensar e estruturar a ação partidária, e serão compostas por filiados ao partido, sendo, não só possível mais necessário, que filiados que não estejam no diretório participem destes fóruns. Além das bases do partido, que passando o período de congresso e debates das tesses, estarão organizando uma agenda própria de reuniões, estaremos sempre nos desafiando a não ter nenhum comunista sem organização de base.
O filiado que esta disposto a contribuir pode entrar em contato pelo e-mail pcdobijui@gmail.com ou pelo telefone 3332-3746.