Secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, que é do PCdoB e assessora o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, esteve nesta quinta-feira em Porto Alegre para a 1ª Semana Intermunicipal de Juventude, organizada pela FAMURS, onde foi palestrante. O Secretário fez um relato do trabalho da secretaria e dos projetos em execução pelo Ministério, baseado em um plano de gestão de 5 eixos: a inclusão social, esporte de alto rendimento, infra-estrutura desportiva, futebol e desenvolvimento institucional do esporte, cada qual com seus projetos próprios. Segundo o secretário, há uma carência muito grande nesta área nos municípios e expôs dados, como o fato de apenas 8% dos estabelecimentos de ensino no país terem quadras de esporte.
A vereadora Rosane Simon também participou do evento, representando a Câmara de Vereadores de Ijuí. Para a vereadora, no encontro da FAMURS ficou bem clara a necessidade de os executivos municipais criarem instâncias na administração específicos para esta faixa da população, a fim de implementar políticas públicas que já estão disponíveis no Ministério dos Esportes e outras pastas do Governo Lula. “Está sendo debatido em nível nacional a criação de um Estatuto da Juventude e acho que temos muito para contribuir neste debate. O Secretário Júlio Filgueira se colocou a disposição para visitar os municípios e talvez esteja ai uma oportunidade para realizarmos uma conferência municipal tratando deste tema”. Rosane pretende dialogar com a Câmara e o Executivo de Ijuí, a partir do que foi discutido no evento da FAMURS, e buscar uma maior atuação do município nesta área social, incentivando a criação de uma coordenadoria ou secretaria da juventude.
“O contato com o secretário foi extremamente importante e positivo. Tivemos um bom panorama do tema durante o dia no encontro da FAMURS e depois, tivemos um contato mais aprofundado com o secretário, o que nos possibilitou conhecer diversas iniciativas que estão em prática no Governo Lula. Nossa tarefa agora e buscar atuar no município e ajudar instituições e o governo municipal a trazer estes projetos para a nossa cidade”.
Ijuí precisa cuidar melhor dos jovens, muitos estão se desviando para caminhos perigosos para si e para a sociedade. As políticas públicas de juventude no governo Lula, estão sendo desenvolvidas por uma secretaria especial, o que mostra o compromisso com este público. Em Ijuí, nada é feito neste sentido, possibilitar aos jovens a prerrogativa de participar ativamente da elaboração de políticas publicas de juventude, ficou só no discurso eleitoral. A participação popular é restrita aos apadrinhados e os jovens são esquecidos. Precisamos que pessoas avançadas como a vereadora Rosane Simon tomem atitude e busquem alternativas como estas.
ResponderExcluir