quarta-feira, 26 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Seguem os debates rumo a Conferência Municipal
Neste último sábado (22) um ativo partidário reuniu militantes e simpatizantes da causa socialista para um debate em torno das teses para o 12º Congresso Nacional. Em pauta, um Brasil socialista e o caminho para a construção do socialismo no país.
Após o ativo partidário, o diretório municipal esteve reunido, para tratar da conferência municipal do próximo dia 12 de setembro.
A Petrosal é a soberania do Brasil
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
PCdoB realizará Conferência Municipal no dia 12 de setembro
Neste ano se realiza o 12º Congresso Nacional do partido, em meio a um processo de debate das teses elaboradas para o evento. O tema principal é a discussão de um projeto socialista para o Brasil, com reflexões quanto as conjunturas nacional e internacional e quanto a política de quadros do partido. O debate das teses é realizado nas assembléias das bases partidárias, divididas por atuação dos militantes como os trabalhadores da educação, funcionários públicos, juventude e moradores do interior, por exemplo.
Neste sábado (22) o processo se amplia, com a realização de um ativo partidário. Uma oportunidade para militantes que ainda não participaram do processo de conferência e também para demais interessados na discussão referente ao novo programa socialista, parte dos documentos do 12º congresso. É importante salientar que participar do processo de discussão das teses e assembléias de base dá direito ao filiado de ser delegado para a conferência municipal e estadual, podendo votar nas resoluções das conferências, além de eleger e ser eleito para o diretório do partido.
Ativo Partidário
Sábado, 22 de agosto, 14 horas
Diretório do PCdoB/Ijuí
Conferência Municipal
Sábado, 12 de setembro, 13:30 horas
Plenário da Câmara Municipal de vereadores de Ijuí
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Base da educação debate a política de quadros do partido e a situação do sindicato dos professores
Na quarta-feira (12), a base da educação esteve reunida na sede do PCdoB em Ijuí. Na pauta desta reunião, a política de quadros do partido e a situação do sindicato dos professores. A próxima reunião da base da educação está marcada para o dia 30 de agosto, as 16 horas, na sede do diretório. Na pauta as teses para o 12º Congresso Nacional referentes a conjuntura nacional e internacional.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Eleição para diretores do Assis Brasil e do CEMEI, deve ser debatida com a comunidade escolar, diz a Vereadora Rosane Simon
A vereadora Rosane Simon encaminhou na sessão legislativa desta segunda (17), pedido de informação sobre a eleição para o cargo de diretor do Instituto Municipal de Ensino “Assis Brasil” e da Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi. A preocupação da vereadora refere-se ao cumprimento de promessa de campanha do Governo Ballin, que era uma proposta defendida também pela Coligação Mais Por Ijuí.
“Consideramos fundamental a chegada do processo democrático à estas unidades educacionais e nos preocupamos porque, as eleições estão previstas para o mês de dezembro e até o momento nenhum movimento ou debate com a comunidade escolar foi divulgado ou convocado pelo executivo. Ainda mais porque é necessária a alteração da Lei Municipal Nº 3775, de 04 de Janeiro de 2001, que no seu Art. 2º, § 3º, impede a eleição. Nos antecipamos a um tema tão importante, até porque a alteração da legislação obrigatoriamente levará o debate a Câmara de Vereadores”.
A principal preocupação da vereadora é que haja debate com a comunidade sobre o tema. “Numa questão destas, que envolve uma das principais e mais tradicionais instituições de ensino da nossa cidade e da região, é muito importante a participação da comunidade escolar neste debate. Ao que parece, até o momento, tudo está sendo tratado internamente, nos gabinetes. O executivo deve trazer este debate a público e proporcionar participação cidadã neste processo”, comenta Rosane.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Vereadora Rosane Simon busca projetos de políticas públicas para a juventude e o esporte
Secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, que é do PCdoB e assessora o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, esteve nesta quinta-feira em Porto Alegre para a 1ª Semana Intermunicipal de Juventude, organizada pela FAMURS, onde foi palestrante. O Secretário fez um relato do trabalho da secretaria e dos projetos em execução pelo Ministério, baseado em um plano de gestão de 5 eixos: a inclusão social, esporte de alto rendimento, infra-estrutura desportiva, futebol e desenvolvimento institucional do esporte, cada qual com seus projetos próprios. Segundo o secretário, há uma carência muito grande nesta área nos municípios e expôs dados, como o fato de apenas 8% dos estabelecimentos de ensino no país terem quadras de esporte.
A vereadora Rosane Simon também participou do evento, representando a Câmara de Vereadores de Ijuí. Para a vereadora, no encontro da FAMURS ficou bem clara a necessidade de os executivos municipais criarem instâncias na administração específicos para esta faixa da população, a fim de implementar políticas públicas que já estão disponíveis no Ministério dos Esportes e outras pastas do Governo Lula. “Está sendo debatido em nível nacional a criação de um Estatuto da Juventude e acho que temos muito para contribuir neste debate. O Secretário Júlio Filgueira se colocou a disposição para visitar os municípios e talvez esteja ai uma oportunidade para realizarmos uma conferência municipal tratando deste tema”. Rosane pretende dialogar com a Câmara e o Executivo de Ijuí, a partir do que foi discutido no evento da FAMURS, e buscar uma maior atuação do município nesta área social, incentivando a criação de uma coordenadoria ou secretaria da juventude.
“O contato com o secretário foi extremamente importante e positivo. Tivemos um bom panorama do tema durante o dia no encontro da FAMURS e depois, tivemos um contato mais aprofundado com o secretário, o que nos possibilitou conhecer diversas iniciativas que estão em prática no Governo Lula. Nossa tarefa agora e buscar atuar no município e ajudar instituições e o governo municipal a trazer estes projetos para a nossa cidade”.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Surfando o caos, na prancha da midia
Acredito que a maioria das pessoas que entrou na onda do "Fora Sarney", não tem uma proposta ou alternativa para esta questão que é mais profunda que a figura do Sarney. Fora Sarney é uma onda que quebra na praia. Outras ondas virão! E o senado, como é que fica?
Creio que fazer perguntas seja mais profícuo do que receber goela abaixo as fórmulas prontas que circulam por ai. Por exemplo: Se o Sarney sair, o senador que irá substituí-lo será melhor, ético, responsável e comprometido com o país e o povo? O problema é com o Sarney ou é com o Senado?
Porque só agora, um homem que desde a década de 40 tem vida política, um oligarca, que apoiou a ditadura, que governou o país e no seu mandado distribuiu concesões de rádio e TV em troca de apoio, porque só agora é contestado. Não se trata de defender o Sarney. O Fidel tem uma frase que define bem isso: "Temos que ser radicais e não extremistas. Os radicais vão a raiz da questão. Os extremistas, extremam um ponto e desprezam o todo". A raiz da questão neste caso, é a reforma política.
Então, um aviso! Aos que chegarem em frente ao prédio do senado em Brasília, ele lhes dirá: decifra-me ou te devoro! Teremos que ser radicais neste momento.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Para não dizer que não falei dos blogues.
Dizem que comunicação não é aquilo que você diz ou escreve, mas aquilo que o seu interlocutor entende do que você diz ou escreve. Cada pessoa, dependendo do seu contexto cultural, social e também do seu conhecimento de mundo, vai interpretar de diferentes maneiras a informação que colhe no dia-a-dia. Tanto por isso que tudo o que se vê nas grandes midias hoje tem esse caráter de "fast food". Para atingir o maior número de pessoas e até impedir reflexões e interpretações, a "(des)informação" veiculada é uma massa pronta, derivada de pré conceitos e verdades que defendem poderosos intereses. Sem falar que muitas organizações são marginalizadas pelo monopólio midiático e não recebem nenhum espaço. Felizmente, por enquanto, as novas midias permitem furar este bloqueio.
Mas a questão principal é que para haver interpretação da mensagem, deve fundamentalmente haver comunicação. Independentemente de o emissor ser mal compreendido ou interpretado, é preciso que este se expresse para gerar o ato comunicacional. E fundamentalmente é preciso ter o que dizer!
Pois esta é a intenção do Partido Comunista do Brasil de Ijuí com este blog. Temos o que dizer. Temos idéias e propostas para comunicar, temas para debater e experiências do nosso dia-a-dia e da nossa vivência partidária e militante para compartilhar. Por um Brasil socialista e por uma sociedade mais humana, justa e solidária.