Em conferência realizada nesta quinta-feira (19), o PCdoB de Ijuí votou o seu projeto eleitoral para as eleições de 2024. Além de definir apoio a pré-candidatura do vereador Beto Noronha a prefeito, o Partido deverá concorrer com 3 candidatos ao legislativo. Os nomes que comporão a chapa da Federação "Frente Brasil Esperança", com PT e PV, ainda serão definidos.
Na conferência, que elegeu a nova direção, estiveram presentes o Secretário Estadual de Organização, Edson Puchalski e a Deputada Estadual Bruna Rodrigues.
Puchalski fez um relato dos desafios aos quais se propõe o PCdoB para o próximo período e fez um relato da conjuntura política realizada pelo Comitê Estadual.
Os desafios foram elencados em cinco pontos norteadores:
1. Trabalhar para configurar uma base favorável no Congresso Nacional que possibilite ao governo Lula implementar o projeto político vitorioso nas eleições de 2022;
2. Responder as expectativas do povo brasileiro com o novo governo, cumprindo o projeto político e ampliando as conquistas sociais e econômicas;
3. Desenvolver o país economicamente;
4. Trabalhar na construção constante de uma base social de apoio ao campo popular e progressista;
5. Reforçar o trabalho de comunicação no contexto da popularização da redes sociais e no combate as difamações e noticias falsas.
"As conferências são momento de fortalecimento do Partido, de renovação e de consolidação do nosso projeto. Nossa tarefa principal tem foco nas eleições legislativas, buscando manter as vagas que já temos e na medida do possível, ampliar a nossa representação", ressaltou Puchalski.
A Deputada Bruna Rodrigues expôs realizações de seu mandato e sua luta pela promoção de políticas públicas que ajudem as pessoas a vencerem a pobreza. "Eu sou resultado da políticas públicas. Mulher preta, pobre, da periferia, mãe solteria, fui empregada doméstica que encontrou oportunidades na políticas públicas e pode estudar e melhorar de vida. Nosso mandato trabalha para que muitas pessoas encontrem também este mesmo caminho e deixem a pobreza para trás", afirmou a deputada. Na ocasião, ela anunciou a entrega de duas emendas para a cidade de Ijuí, uma para a Etnia Afro e outra para a Casa AMA, que trabalha com saúde mental.
19 nomes foram eleitos para o novo Comitê Municipal, que anteriormente era composto por 21 membros. Por recomendação nacional, o Partido está reformulando suas estruturas a fim de otimizar a sua atuação e a tomada de decisões e por isso a redução no número de membros na direção. A ex-vereadora Rosane Simon foi eleita presidenta e comandará o Partido nas próximas eleições.
Ainda sobre as eleições em 2024, Ângelo Schiavo, presidente que deixa o mandato, explica que o PCdoB aprovou também a continuidade das negociações com as demais siglas em busca de uma chapa ampla que concorra a prefeitura de Ijuí. "O nome do vereador Beto Noronha foi apresentado pelo PT a federação e decidimos pelo apoio a essa candidatura, mas seguimos trabalhando também para ampliar politicamente a nossa chapa pois é preciso reproduzir a união de forças que elegeu Lula e derrotou o bolsonarismo e o fascismo nas eleições em 2022".
Comitê Municipal PCdoB Ijuí biênio 2023/2025.
Adriano Daltro Schröer, Alisson da Silva Legonde, Agenor Castoldi, Ângelo A. S. Lunelli, Arnildo Moscato dos Santos, Bruna Gubiani, Israel Fernandes da Rocha, Jocemar Jadir Pereira, Jocemar da Rosa dos Reis, Junior Carlos Piaia, Lúcia Ottonelli Crescente, Luciana Pereira, Mara Rubia da Silva, Marlon Régis Soares, Neira Trindade de Mello, Nelson Lima, Nilo M. A. Fricke, Renan M. de Melo, Rosane Simon - Presidenta
Avaliação da direção partidária biênio 2021/23.
O período que compreende o mandato que se encerra foi fortemente marcado e influenciado pelo cenário político nacional, que se configurou como um dos mais sombrios na história do Brasil. O contexto político e social deste período produziu a eleição de Bolsonaro presidente e fez ressurgir na sociedade brasileira o viés político de extrema direita com caráter fascista e racista.
Assim, confrontamos o auge da negação da política produzida pelos desmandos da "Operação Lava Jato" e o crescimento desta extrema direita de viés fascista, alicerçada socialmente na união de poderosos setores econômicos, grupos de mídia e setores religiosos que envolvem a classe média e camadas populares com um projeto baseado em pautas moralistas e um feroz combate contra os setores políticos progressistas e os avanços políticos e sociais alcançados no Brasil.
Este período não pode ser totalmente compreendido sem que consideremos a adaptação da luta popular e democrática as demandas de comunicação evidenciadas pela popularização da tecnologia e de mídias sociais, ferramentas que esta extrema direita soube utilizar de maneira apropriada ao seu projeto político, especialmente com o uso de "fake news". Este mesmo cenário se reproduziu no município e foi determinante nas últimas eleições municipais em 2020. A disputa ideológica na sociedade transformou-se em um acirrado desafio cotidiano.
A rede de disseminação de mentiras e ataques ao nosso campo político, colocou enormes desafios a atuação dos comunistas e a todo campo progressista e de esquerda. O contexto de ataques políticos, institucionais e violentos do campo de extrema direita, especialmente do denominado bolsonarista, no primeiro momento acuou a nossa luta e atuação, impondo enormes dificuldades de reorganizarmos as forças partidárias em unidade de ação. Este limite de organização tornou a atuação dos comunistas de Ijuí dispersa e com pouca influência na sociedade.
Mesmo diante destas dificuldades, comprovamos a resiliência histórica do PCdoB nos momentos mais difíceis e nas condições mais adversas e contribuímos significativamente na principal luta deste período que foi a de resistir ao fascismo e aos intentos golpistas reafirmando nosso caráter e disposição de defesa incondicional da democracia, colocada em risco.
Em 2022, a disputa eleitoral para a presidência, especialmente com a candidatura de Lula, possibilitou um novo momento ao nosso campo e o embate contra o projeto de extrema direita foi ainda mais acirrado, o que resultou em um certo grau de unidade da sociedade contra o fascismo.
Nesta eleição, apresentamos o nome da Vereadora Bruna Gubiani para a disputa a assembleia gaúcha. Candidatura que, mesmo não obtendo um bom desempenho eleitoral (em parte reflexo do momento que o então mandato coletivo atravessava), contribuiu para a eleição de nossas candidatas a Assembleia Gaucha e a Câmara dos Deputados. Além disso, atuamos com destaque na condução da campanha a presidente da república, em especial no segundo turno. Envolvemos a militância em todas as agendas da federação.
Neste momento há uma retomada da luta popular, especialmente com a vitoria de Lula. Para o PCdoB/RS, a eleição de uma deputada federal e uma deputada estadual representam um avanço para o Partido, fortalecendo nossa perspectiva de novas conquistas nas eleições municipais em 2024. O ambiente é de esperança. O desafio para a próxima direção partidária, será antes de mais nada, organizar e unir os Camaradas que atuam nas mais diversas frentes da sociedade, para retomar o protagonismo na luta do povo e o reconhecimento eleitoral que da luta se alcança.
Ijuí, 19 de outubro de 2023.
Pré-projeto eleitoral PCdoB Ijuí 2024.
A eleição municipal em 2024 é a principal luta no campo institucional para o nosso Partido. Avizinha-se um processo diferente dos últimos anos eleitorais, com a inserção do PCdoB na composição da federação “Brasil da Esperança”, com o PT e o PV. Este cenário pré estabelecido de unidade demanda ao partido adaptação a um novo contexto.
Até aqui, atuamos para construir a unidade interna na Federação e por configurar o melhor cenário para a disputa eleitoral, compreendendo a necessidade de união entre todas as forças democráticas para derrotar o o bolsonarismo, força política presente no município e no atual governo municipal.
O cenário ainda é de algumas indefinições, mas alguns indicativos devem ser considerados. O Partido dos Trabalhadores (PT) apresenta o nome do vereador Adalberto Noronha como pré-candidato a prefeito pela federação, com a intenção de buscar o mais amplo leque de alianças possíveis, tanto de partidos políticos como de forças da sociedade.
Na disputa para as eleições proporcionais, o PCdoB busca assegurar sua cadeira na Câmara de Vereadores mas com a perspectiva de uma chapa que possa brigar por uma ampliação de nosso representatividade. O indicativo é de que teremos três candidatos.
Assim, colocamos para apreciação dos camaradas os seguintes encaminhamentos:
01- Atuar em unidade com os partidos federados para a disputa majoritária em 2024;
02- Apresentar três nomes para a disputa proporcional.
Ijuí, 19 de outubro de 2023.