Indicativo do Comitê é pela pré-candidatura de Junior Piaia a prefeito em 2020 |
“Ainda é muito cedo para qualquer definição até porque precisamos olhar para o cenário nacional a fim de analisar a conjuntura política local na perspectiva das eleições em 2020. Neste momento não é possível prever como os desdobramentos da crise política no governo Bolsonaro interferirão na organização das forças políticas locais. A clara tendência é de que a crise econômica, política e social tenda a se agravar e é bem possível que em meio a esta conjuntura ocorrerão as eleições municipais”, analisa Ângelo Schiavo, presidente do Partido.
O Vereador Junior Piaia fez uma avaliação aprofundada da conjuntura nacional. Para o PCdoB, o resultado das eleições presidenciais em 2018 foi a chegada ao poder de forças raivosas, sem um projeto claro para o país e com uma proposta econômica ultraneoliberal que tem por objetivo acabar com todas as conquistas sociais alcançadas após o período de redemocratização, especialmente com a Constituição Cidadã de 1988. A chegada destas forças ao poder ocorre com o apoio da mídia e de setores do judiciário (especialmente através da Lava Jato) num contexto de condenar a política. Em poucos meses de governo, com a evidente ausência de articulação do presidente fascista Jair Bolsonaro, desprovido inclusive de capacidade intelectual para o cargo, o governo já dá sinais que acabou. Trouxe caos para economia e está dividido entre o projeto de vender o país do Ministro Paulo Guedes, um núcleo ideológico representado pelos filhos do presidente e pelo guru astrólogo Olavo de Carvalho e os militares. Estes núcleos estão em processo de disputa e o resultado desta disputa é desastrosa para o país, além de ser desrespeitosa e autodestrutiva quando em poucos meses, desmonta anos de esforços econômicos e diplomáticos realizados por governos anteriores que haviam inserido o Brasil no jogo geopolítico e econômico mundial. O PCdoB avalia que este processo autodestrutivo retira qualquer perspectiva de evolução do Brasil como nação soberana.
“A linha econômica adotada pelo governo, baseada unicamente em cortes sem nenhum critério, paralisou a economia e trouxe de volta a fome e o desemprego. Isto reacendeu as mobilizações de amplas camadas sociais para além das esquerdas, especialmente a proposta de cortes dos investimentos em educação. A volta das mobilizações traz algum ânimo no sentido de reverter o cenário, mas não podemos ser ingênuos. O processo é controverso porque a elite financeira ainda luta por um governo que possa entregar ao mercado a reforma da previdência”, analisa Piaia. O PCdoB, em contrapartida, defende um projeto de nação muito diferente, claramente determinado pela defesa dos direitos sociais, do trabalho e do emprego, calcado na soberania e no fortalecimento da nação e da sociedade brasileira.
Em relação a sua pré-candidatura a prefeito em 2020, Piaia afirma que as próximas eleições municipais definirão um ponto sem retorno para o município. O cenário de crise e de enormes dificuldades financeiras será de desafios gigantescos. A folha de pagamentos consome 63% do total arrecadado. O município de Ijuí estourou a barreira da responsabilidade fiscal e só não é penalizado porque uma manobra fiscal acrescenta o orçamento do DEMEI ao orçamento do município. O resultado é que no exercício de 2018, apenas 3% do orçamento foi para investimentos, pouco mais de R$ 8 milhões. Com isso, o PCdoB avalia que as eleições de 2020 não darão margem para aventuras. Exigirão muita experiência e capacidade de gestão para enfrentar os desafios impostos pela falta de recursos e por um orçamento cada vez mais apertado, que beira a insustentabilidade.
“Fico feliz com este indicativo do meu Partido pela minha pré candidatura. Neste mandato de vereador tenho estudado muito a situação econômica me sentindo capacitado para o desafio de governar a cidade. Mas acreditamos que é preciso avançar, especialmente para construir uma composição com outras lideranças, respeitando as diferentes forças políticas de Ijuí e que tenha sobretudo, o objetivo de apresentar ao eleitor um projeto consequente e responsável, a altura dos desafios”, expressou Piaia.