segunda-feira, 21 de maio de 2018

Ato inaugura comitê de pré-campanha de Manuela D'avila em Ijuí

Comitê da pré candidata Manuela D'avila junta a sede do PCdoB
"É um novo momento da disputa eleitoral em que o PCdoB apresenta-se apenas pela terceira vez, em todos os seus 96 anos de história, com uma candidatura a presidência da república. Então esse é um momento muito especial para toda a nossa militância e também para todos aqueles que acreditam no Brasil e no seu povo", disse o Presidente do PCdoB de Ijuí, Ângelo Schiavo, abrindo o ato de inauguração do comitê de pré-campanha de Manuela D'avila a presidência da república.

O ato, realizado na tarde deste sábado (19/05), teve a presença de Adalberto Frasson, presidente estadual, do vereador de Nova Ramada Gilmar Alves Martins, do Secretário de Fazenda do Município, Darcy Dallabrida, do vice-prefeito de Cruz Alta e pré-candidato a deputado federal, Taquara, do presidente do Partido em Cruz Alta e secretário de administração do município, Fernando Cossetin, lideranças e militância de Ijuí, Nova Ramada e Cruz Alta.

Frasson: "Seremos as Manuelas que vão levar ao povo
a mensagem de que sim, é possível construir uma política
que seja boa, construtiva, soberana e popular
Em sua fala, Adalberto Frasson reafirmou o compromisso do PCdoB com a candidatura de Manuela a presidência. "É possível um outro caminho para o Brasil, um rumo voltado para a grandeza deste país e para enriquecer o seu povo. Manuela representa a aposta do Partido em um futuro muito mais promissor, com saúde, educação e garantia dos direitos políticos e individuais dos brasileiros. A inauguração deste comitê de pré-campanha é para dizermos que estamos no páreo e que cada um de nós, aqui em Ijuí e nos demais comitês pelo estado, seremos as Manuelas que vão levar ao povo a mensagem de que sim, é possível construir uma política que seja boa, construtiva, soberana e popular". Adalberto pediu aos presentes que sejam os porta vozes do debate em torno do programa do PCdoB e da candidatura do Partido a presidência, levando este debate ao povo.

O presidente estadual da sigla informou que o PCdoB deve concorrer em chapa própria para deputado federal e estadual e que o Partido examina a possibilidade de ter candidaturas em Ijuí. Uma reunião com a executiva municipal aconteceu na manhã deste mesmo sábado, analisando esta possibilidade. “Propostas como a reforma trabalhista e a da previdência significam a perda de votos para aqueles que defendem e defenderam estas propostas, inclusive lideranças aqui da cidade de Ijuí. Agora eles suspenderam a reforma da previdência, mas se eles ganharem, ela será retomada após a eleição. Então precisamos eleger para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa candidatos comprometidos com o povo e com os trabalhadores. Nossas lideranças devem fazer esse debate no estado inteiro e serem instrumentos da luta para derrotar os retrocessos e garantir um futuro melhor para o nosso povo e o nosso país. A atividade de inauguração deste comitê demonstra esse compromisso e a candidatura da Manuela, com o debate qualificado que está fazendo, demonstram que é possível fazer diferente, fazer melhor”, concluiu.

Taquara, vice-prefeito de Cruz Alta e
pré candidato a deputado federal
José Carlos Martins da Silva, o Taquara, vice-prefeito de Cruz Alta, disse que o projeto que está em curso, capitaneado pelo grupo que realizou o golpe contra o povo não tem voto, porque é impopular e está varrendo direitos e garantias constitucionais. “Manuela dá respostas claras e é a melhor alternativa para avançar, derrotar a direita e o golpe”. Rosane Simon também reafirmou a necessidade de superar o momento de retrocessos. “Sabemos a diferença entre os que governam para os ricos e os governos que tiveram sensibilidade social, distribuindo renda, aumentando a qualidade de vida e as oportunidades para o povo”.

Camila Pakulski Betch, Presidente da União da Juventude Socialista de Ijuí, lembrou que a candidatura da Manuela é a que mais dialoga com a juventude e com as mulheres. “Manuela é de uma geração da luta que conquistou o PROUNI e outros avanços para a juventude brasileira. A luta dela é de uma construção histórica com bandeiras que nos representam enquanto mulheres, jovens e mães”. Camila relembrou ainda que os jovens são muito afetados pelo desemprego, pela crise e pela falta de oportunidades. “O desemprego voltou e hoje a luta dos jovens é a luta que se fazia na década de 90. Manuela é a porta voz dos nossos anseios por um país que nos respeita e que garanta um futuro melhor para todos”.


Piaia: "Nossa tarefa é amplificar a voz dela e as ideias do Partido nesta caminhada".
Já Junior Piaia, vereador do Partido em Ijuí, analisou que a perspectiva neste quadro de retrocesso é difícil, sendo impossível ainda mensurar o alcance dos estragos. “A candidatura da Manuela tem um projeto claro e firme que aponta para a superação deste cenário, investindo no Brasil e no seu povo, acabando com o ciclo de retrocessos e recomeçando um ciclo de investimentos. É uma candidatura que debate as grandes questões do país sem perder o foco nas questões individuais e dos grupos minoritários e nossa tarefa é amplificar a voz dela e as ideias do Partido nesta caminhada”.

O PCdoB segue defendendo a unidade do campo democrático para estas eleições e a campanha “Ocupa RS”, que está inaugurando comitês da Manuela por todo o estado, reafirma a candidatura própria do Partido a presidência.