terça-feira, 15 de julho de 2014

Hospital Bom Pastor recebe 4 milhões do governo do estado

Resumo da Sessão Legislativa. 14 de julho de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Nesta sessão legislativa, a Vereadora Rosane Simon saudou a assinatura de convênio realizada entre o Governo do Estado e a Direção do Hospital Bom Pastor, no início de julho, para o repasse de R$ 4 milhões à entidade. O valor é suficiente para a conclusão das obras do hospital e os repasses serão feitos a medida que as obras são encaminhadas. A informação foi repassada em reunião pela 17ª Coordenadoria de Saúde.

“O hospital sempre teve uma boa campanha na consulta popular, recebendo quase R$ 2 milhões e este valor agora garante a conclusão das obras. Eu fico muito feliz e a comunidade também, porque é um hospital de referência em geriatria e no tratamento da saúde mental”, disse Rosane Simon.

Apesar da carência de profissionais, executivo em Ijuí ignora o Mais Médicos
Ainda nesta reunião, foi informada a chegada de outro médico cubano em Ajuricaba, que passa a ter 3 profissionais estrangeiros atendendo a comunidade. Na área de abrangência desta coordenadoria, serão 18 profissionais estrangeiros. “Ficamos indignados e tristes porque nas 5 oportunidades em que o programa Mais Médicos foi aberto, em nenhuma delas o município de Ijuí se inscreveu para receber profissionais”, explicou Rosane Simon. A carência no atendimento em Ijuí é notória como são também notórios os avanços no atendimento dos municípios que aderiram ao programa.

“Os argumentos do prefeito Ballin não me convencem, dizendo que a adesão ao programa poderá reduzir os recursos repassados ao município para a saúde. Está é uma dívida que esta administração tem para com a nossa população”. A Vereadora disse ainda que não adianta o município dizer que está “batalhando para que o governo reabra o programa”, já que ele reabrirá só depois do período eleitoral. “Não foi falta de oportunidade”, concluiu Rosane Simon.

Negociação salarial dos comerciários segue indefinida
Rosane Simon fez um agradecimento pela divulgação da mobilização dos comerciários realizada na última sexta-feira, pela campanha salarial da categoria e relatou que em reunião realizada na mesma tarde no Sindilojas, as negociações não avançaram. “Somos uma categoria que trabalha muito, com uma das maiores jornadas de trabalho e que recebe pouco e na reunião de hoje a proposta patronal para o piso é próxima ao salário mínimo estadual e para os salários acima do piso, um índice de 6,5%. Com este valor, funcionários mais antigos das empresas, que estão acima do piso, vão receber o mesmo valor do piso, por falta de valorização. Nós não vamos fazer acordo para prejudicar trabalhador”, afirmou.

Copa das Copas
Concluindo o seu pronunciamento a Vereadora Rosane Simon falou do êxito da copa do mundo realizado no Brasil. Rosane defendeu que a derrota foi dentro de campo e a nossa seleção não deu este brilho ao evento e que o momento é de avaliarmos o futebol brasileiro. “O esquema do futebol brasileiro virou um projeto de mercado em que após a Lei Pelé, os jogadores se tornaram mercadorias na mão de empresário e que passam a influir, por razões de mercado, nas escalações de times e seleções, pela publicidade das marcas”, disse.

Por outro lado, a copa foi um sucesso. “Nós todos vimos na imprensa internacional e inclusive em parte da nacional, que antes havia pregado o caos, elogiando o sucesso desta copa. Nosso povo confraternizou e recebeu bem todas as nações que para cá vieram e o índice de satisfação dos estrangeiros com o país chegou a 95%. Quero ressaltar o papel do povo brasileiro e todo o trabalho feito pelo Ministério do Esporte e pelo Governo Federal pelo evento que nos encheu de orgulho e deixou em cada um de nós um sentimento cada vez mais firme de brasilidade. Viva o povo brasileiro!”

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ijuí sedia Campeonato Sulbrasileiro de judô

Resumo da Sessão Legislativa. 07 de julho de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Organizadores do Sulbrasileiro de Judô
acompanharam a sessão
No mês de agosto a cidade de Ijuí sediará o campeonato sulbrasileiro de judô na Sociedade Ginastica de Ijuí (SOGI). A Câmara Municipal de Ijuí aprovou projeto de lei que repassa recursos para o evento oriundos Secretaria de Esportes do governo do RS, cuja articulação foi realizada pelo PCdoB e pelo gabinete da vereadora Rosane Simon. “Toda prática esportiva é salutar e por isso nossa contribuição no sentido de viabilizar esse campeonato na cidade. Será um evento importante que deve reunir mais de 500 atletas de todo o sul do Brasil. Quero saudar o Jean Veiga e o Julio Cézar Beal que estão batalhando e divulgando este esporte na região”. Os organizadores do evento acompanharam a sessão.

O judoca medalhista olímpico João Derly confirmou presença no evento. O Sulbrasileiro classifica atletas para o campeonato Brasileiro da modalidade que acontecerá em Minas Gerais. “Teremos a presença do nosso Vereador em Porto Alegre, o medalhista olímpico de Judô João Derly, que também tem batalhado muito pelo esporte no estado. O PCdoB, que administra a Secretaria Estadual do Esporte também tem desenvolvido um importante trabalho neste sentido”, disse Rosane Simon.

Legislativo Ijuiense aprova moção de apoio a PEC da Água
Por solicitação do Sindiaguas, que é o Sindicato dos trabalhadores na Corsan, a Vereadora Rosane Simon encaminhou nesta sessão, moção de apoio à PEC Estadual nº 230/2013, chamada PEC da Água, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado, e que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de plebiscito quando municípios desejarem privatizar os serviços de saneamento. A sessão foi acompanhada por funcionários da Corsan.

“A água é um bem essencial à vida e não pode ser tratada como mercadoria. Esse projeto é fundamental para que antes de qualquer tentativa de privatizar esse bem comum tenhamos um plebiscito para que a população manifeste sua vontade e possa entender o que está em jogo”, explicou Rosane Simon.

Rosane Simon articula recursos para a cidade com Ministro dos Esportes
Usando ainda o espaço do pequeno expediente, a Vereadora Rosane Simon relatou atividades do seu gabinete realizadas recentemente, como a viagem realizada a Porto Alegre em que se reuniu com o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e articulou demandas do Município de Ijuí, entre elas a construção de um ginásio para utilização das escolas municipais, orçado em torno de 1,7 milhão de reais e a academia para pessoas com necessidades especiais, que deverá ser viabilizada através de recursos da Fundergs.