terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rosane Simon compõe a Mesa Diretora da Câmara de Ijuí

Rosane Simon, Ruben Jagmin e o ex-presidente Tito Varaschini

A vereadora Rosane Simon foi eleita 1ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ijuí na sessão legislativa desta segunda-feira. Além da vereadora do PCdoB, outro vereador da oposição, Rubem Jagmin, comporá a direção da casa no próximo período legislativo, como vice-presidente.

O novo presidente eleito é o vereador Claudiomiro Pezzetta que assume pela primeira vez sua vaga como vereador. Pezzetta deixou o cargo de Secretário Municipal de Saúde, que ocupou nos últimos 3 anos. Pela primeira vez neste mandato uma mesa pluripartidária é eleita, cumprindo o regimento interno do legislativo ijuiense.

“Desde o primeiro ano do mandato buscamos ampliar a representatividade política também na Mesa Diretora do Legislativo em Ijuí, que esteve sempre composta majoritariamente por vereadores do PDT. Acredito que neste período legislativo, com esta proposta, poderemos ampliar a democracia na casa”, disse a vereadora Rosane Simon.

Rosane espera do novo presidente uma abertura em relação a participação de toda a Mesa Diretora nas decisões e nos encaminhamentos administrativos no legislativo. “Estamos compondo esta mesa na expectativa de que a pluralidade não seja só nominal, mas seja posta em prática, permitindo a participação legítima de todos nos atos administrativos e criando um ambiente de plena democracia. Meu empenho será neste sentido”.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Junior Piaia é eleito Vice-Presidente estadual


O comitê estadual do PCdoB-RS esteve reunido no dia 26 de novembro, quando escolheu a nova composição das instâncias de direção do partido, que terá um novo sistema de direção.

No processo, Junior Piaia foi eleito o novo Vice-presidente Estadual do Partido e seguirá acumulando a tarefa de Secretário Estadual de Organização. A direção estadual também aprovou o novo sistema de direção que inclui a criação de nove macrorregiões, subdivididas em 28 microrregiões. A função dessas instâncias será a de organizar o Partido, buscando aumentar o número de filiações, fundar o partido nas cidades onde ele ainda não está presente, debater e trocar experiências sobre as possibilidades eleitorais de cada cidade pensando um projeto regional para as próximas eleições e também de formar a militância através do Curso do Programa Socialista.

Piaia foi eleito Vice-presidente
Estadual do Partido
Como explicou Junior Piaia, trata-se de um aprofundamento de um processo que a nível nacional já vem sendo tratado. “O crescimento que estamos tendo nos coloca novos desafio. Não há mais como concentrar o controle do partido no interior apenas na secretaria de organização. É preciso que mais pessoas estejam comprometidas para fazer a execução das tarefas partidárias”, disse Piaia.

O dirigente explicou ainda que o PCdoB possui unidade em relação ao projeto político, mas ainda enfrenta um distanciamento dos membros dos diretórios com a implementação dessa política. “Temos uma formulação, temos clareza de onde queremos ir, mas ainda temos dificuldade em fazer isso chegar a base. É preciso ter medidas, mecanismos para que possamos avançar na questão da implementação e aproveitarmos mais os quadros partidários para executar as tarefas que nós mesmos nos colocamos como Partido”.

Também foi constituído um grupo voltado para o trabalho do PCdoB no governo estadual, que será  coordenado por David Fialkow e composto por Abgail Pereira, Jussara Cony e Carlos Fernando Niedersberg. A direção estadual ainda aprovou a criação de comissões em cada uma das secretarias. Coordenadas pelos respectivos secretários, elas irão formular e implementar a política do PCdoB. Estas comissões são a sindical, mulheres, formação, organização e comunicação. Adriano Schröer, Secretário de Comunicação do Partido em Ijuí, comporá a comissão estadual de comunicação.

Junior Piaia disse ainda que a Vice-presidência está dentro de um processo de transição programada pelo Partido. “Aumenta a responsabilidade inclusive para a tarefa de interlocução com as demais forças políticas neste momento pré eleitoral. Mas não muda o que vinhamos encaminhando inclusive na cidade de Ijuí”.